Libras
Analisando a postagem sobre Libras percebi que ela faz uma breve descrição, fala um pouco da língua de sinais, mas está longe de uma reflexão real de como eu vivenciei essa interdisciplina.
Por apresentar obrigatoriedade, na formação dos professores, percebe-se sua importância na construção de uma sociedade mais inclusiva. Porém apesar desse primeiro passo precisamos avançar mais na qualidade da formação continuada.
"Se de um lado a lei indica a obrigatoriedade das instituições a oferecerem o ensino de Libras como disciplina curricular em todos os cursos de licenciatura nas diferentes áreas do conhecimento, por outro cria uma situação um tanto quanto conflitante: a falta de profissionais devidamente capacitados para atuarem na docência superior para o ensino de Libras. "(MELO, 2012, p.3)
O que foi estudado e analisado em nosso curso ainda não foi o suficiente para garantir uma inclusão efetiva em minha sala de aula. Aprofundar o estudo se faz necessário e imprescendível na medida que a demanda aumenta significativamente e se realmente quisermos levar a questão da inclusão a sério, porque penso que ainda muitas iniciativas encontram-se ainda só no papel.
Percebi a complexidade da língua de sinais assintindo os vídeos e lendo a respeito, até porque eu fazia uma ideia completamente diferente do que realmente era. Minha percepção era tão precária ao ponto de achar que, aprendendo alguns sinais seria o suficiente para entender ou ser entendido. Mas não é assim, cada comunidade de surdos desenvolveu a sua própria língua de sinais, tal como cada povo desenvolveu sua língua oral.
Por não apresentar uma universalidade e atender as peculiaridade locais, fica evidenciado sua especificidade.
Assim como em nosso país existem diferentes expressões que apresentam significados distintos, na língua de sinais também aparece esse regionalismo.
Não basta apenas saber os sinais, mas sim sua gramática, para que se possa combinar as frases e estabelecer uma comunicação efetiva e realmente inclusiva.
11 dezembro, 2019
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário