03 janeiro, 2017

Matemática - Campo Multiplicativo

Matemática - Campo Multiplicativo
Utilizei o contexto da história infantil “As centopeias e seus sapatinhos”, na situação de divisão envolvendo formação de grupos.
*Leitura do livro:



Após a leitura abordei algumas questões de interpretação da história e, na sequência, utilizei o power point para o registro pictórico da atividade.

Situações-problema:
- Centopeinha guardou seus oito pares de sapato em quatro prateleiras. Quantos pares de sapato colocou em cada prateleira para que ficassem igualmente distribuídos?
- A Joaninha conseguiu colocar quatro pares de sapato dentro de uma sacola, sendo assim, quantas sacolas a vendedora precisou para guardar todos os pares comprados?
Para o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo é importante propor aos alunos problemas variados, envolvendo as diferentes situações que compõem os campos conceituais.  Assim os alunos enfrentam situações desafiadoras e não apenas resolvem problemas a partir da repetição de estratégias já conhecidas.


  Registro da atividade







02 janeiro, 2017




Classificar é fazer ciência?  



Se a interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas, posso afirmar que a pergunta feita pela professora de Ciências Naturais foi propícia para reiterar este conceito. 

Não tinha refletido ainda sobre a questão.  Sempre vinculei a classificação, ao saberes matemáticos.  Se para organizar os conhecimentos o homem tem a necessidade de dar nomes a tudo, sendo assim, um dos trabalhos fundamentais das ciências é nomear todos os seus objetos de estudo e classificá-los, segundo critérios definidos, para facilitar a sua localização quando for necessário.


Geometria e Arte





Um dos artistas escolhidos para trabalhar com os alunos foi Pieter Cornelis Mondriaan, o pintor holandês trabalhava com figuras geométricas de modo bastante criativo. Contei resumidamente a biografia e apresentei-lhes suas principais obras.
Propus aos alunos que criassem seus próprios “Mondriaans”.  Além de quadrados e retângulos de todos os tamanhos, presentes na obra, evidencia-se a utilização das cores primárias, que são facilmente identificadas pelos alunos no ciclo de alfabetização.

É preciso estimular o aluno para que desenvolva um “olhar geométrico” e que ela seja capaz de perceber e identificar as formas que estão ao nosso redor.  Descobrindo assim suas propriedades relacionando-as entre si e outros objetos, percebendo semelhanças e diferenças, classificando-as e criando por meio delas.