Ao analisar a postagem referente a Literatura Infanto Juvenil, percebi o quanto faltou explorar o assunto.
Em minha escola e sala de aula, são inúmeras as iniciativas para estimular a formação de leitores. Com tantas vivências na escola, faltou relatá-las e até mesmo refletir no que já deu muito certo, e repensar outras tentativas que nem sempre atingiram o objetivo desejado.
A sacola mágica foi lançada em nossa escola com o objetivo de estimular a leitura dos alunos, e concomitantemente levar as famílias a participarem do projeto.
O aluno leva para casa três livros e faz a escolha de um deles, depois irá recontá-lo aos seus colegas oralmelmente ou através de desenhos. A família pode auxiliar o aluno nessa tarefa, orientando e participando na construção da maneira de como será apresentado.
Sacola Mágica
Foi um projeto que resultou em apresentações extremamente interessantes. Percebemos que com o envolvimento da família, não só estimulou a leitura dos alunos, como mudou a forma de apresentar o que foi lido, demonstrando aprendizagens significativas e que com certeza marcarão sensivelmente suas vidas.
Além da sacola mágica, nossos alunos fazem visitas semanais à biblioteca, contamos com um grande acervo que atende as necessidades específicas de faixa etária, os livros ficam disponíveis para retiradas em todas as semanas, e as devoluções são cobradas sistematicamente.
Em sala também temos um pequeno acervo, material disponibilizado pelo PACTO (2014), e que até hoje auxilia de forma eficaz na construção de leitores.
Todos sabemos a importância da leitura, e como afeta o aluno de forma negativa quanto a sua ausência. Esse esforço todo só é coroado de êxito quando realizado em parceria, escola e família podem e devem trilhar esse caminho juntas.
0 comentários:
Postar um comentário