18 setembro, 2016

Lorenzo Milani & Paulo Freire                                                












Relendo as indicações de leitura de escolarização, encontrei Milani e a experiência de Barbiana. Foi bem no final do 1º semestre, confesso que minha leitura foi rápida, mas em algum lugar ficou a ideia de retomá-la.
O objetivo de encontrar algo inovador para aplicar com meus alunos, sempre permeou meu trabalho.
Lendo o texto sobre a experiência de Barbiana, fica claro os ideais revolucionários de Don Milani, que foi sacerdote, professor, escritor e educador italiano. 
Ele comunga de ideais semelhantes aos de Paulo Freire. Fui à procura de algum indício que Don Milani e Freire rezavam da mesma cartilha.
Encontrei um artigo que falava sobre essa semelhança, entre esses educadores. Nele o autor, Danilo R. Streck, fala em instaurar processos capazes de gerar transformações qualitativas, referindo-se a busca da justiça social através da educação.
Na verdade, inicialmente, estava em busca de uma metodologia diferenciada, porém quanto mais estudo, percebo  que existem alguns movimentos que me conduzem a um novo formato de pensamento.
Tanto Freire, quanto Don Milani deixam claro que suas práticas não estavam limitadas a um método.  Então como pensar em um modelo educacional?
Pelo menos uma certeza, o compromisso de uma pedagogia que abraça às diferenças.