Ítaca
Acredito que essa reflexão foi uma das mais significativas, em termos pessoais, de toda a trajetória percorrida na graduação. Não que a postagem tenha ficado excelente, mas o que realmente marcou, e que por vezes ainda lembro da reflexão e a forma com que ela me atingiu.
No início do 3º Eixo vimos a aula magna ministrada pelo professor e filósofo Nuccio Ordine, nela ele fala da função social da escola e da universidade. Salienta que objetivo destas instituições de ensino deveria não só a obtenção de um diploma, mas sim devem apresentar um meio de oportunizar a transformação de seus alunos em pessoas melhores.
Na palestra o professor cita também um poema de Konstantinos Kaváfis, Ítaca, que fala de uma viagem percorrida e a passagem por vários locais, cada um com seu encantamento.
A poesia leva-nos a reflexão de que é mais válido o caminho percorrido, aproveitando cada nova experiência, do que propriamente o fim da jornada.
E foi sob esse novo olhar que em muitas situações de vida considerei o momento de forma diferente. Pensar apenas na jornada percorrida e desfrutar os bons momentos que ela oferece, torna a vida mais leve. Para quem sofre de ansiedade essa forma de encarar a vida pode auxiliar de forma extremamente positiva.
A sensação é de que levarei isso para sempre comigo, tanto na forma de pensar, quanto em minhas atitudes. Posso sintetizar que foi uma aprendizagem real, essas que a gente tanto espera que o aluno tenha, houve uma mudança de comportamento e acredito que para melhor, e é isso que eu realmente desejo para meus alunos, que através de experiências vividas em sala eles possam levar para a vida deles, transformando suas realidades e tornando-os livres e responsáveis.
22 novembro, 2019
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário