Objetivando utilizar o referencial teórico proposto na interdisciplina, encontrei em Hernández (1998), as ideias de que o aluno deve dominar diversas técnicas de pesquisa e argumentação, possuir certas capacidades sobre as relações interpessoais. Inclusive deve aprender a negociar e tomar decisões.
Sendo assim, cabe-nos orientá-los quanto a interpretação da realidade, contextualizando as aprendizagens com suas vivências.
Buscar a relação entre as disciplinas, acredito que também faça parte do processo de construção do Projeto de Aprendizagem. Envolvi,em meu PA, disciplinas como: Ciências, Linguagem, Matemática e Música, ficando evidenciado a facilidade da aprendizagem quando o aluno estabelece relações entre várias áreas de conhecimento.
Utilizando recursos tecnológicos para facultar a metodologia, observei o gosto que o aluno tem em dispor destas ferramentas, explorando-as com muita curiosidade e ânimo.
Projeto de Aprendizagem: Que bichos têm no pátio da escola?
Turma: Maternal II
.
Sendo assim, cabe-nos orientá-los quanto a interpretação da realidade, contextualizando as aprendizagens com suas vivências.
Buscar a relação entre as disciplinas, acredito que também faça parte do processo de construção do Projeto de Aprendizagem. Envolvi,em meu PA, disciplinas como: Ciências, Linguagem, Matemática e Música, ficando evidenciado a facilidade da aprendizagem quando o aluno estabelece relações entre várias áreas de conhecimento.
Utilizando recursos tecnológicos para facultar a metodologia, observei o gosto que o aluno tem em dispor destas ferramentas, explorando-as com muita curiosidade e ânimo.
Projeto de Aprendizagem: Que bichos têm no pátio da escola?
Turma: Maternal II
Interdisciplinaridade
Em Ciências Naturais, os alunos levantaram algumas hipóteses sobre o modo de vida dos bichos, que foram encontrados no pátio da escola. Como se alimentam, foi uma questão importante apontada por eles, e que gerou a construção de um terrário para observação.
A entrevista com uma especialista, como indicação de fonte primária, foi um aporte significativo para que os alunos pudessem construir o conhecimento de forma mais dinâmica e interativa.
Formada em Ciências Biológicas pela UFPel
Mestranda em Parasitologia pela UFPel
Artes
Linguagem
Em roda os alunos ouviram a história da Cigarra e a Formiga, a proposta é que todos sejam autores da narrativa. Assim depois de lido um trecho da fábula, cada criança vai contando até um determinado trecho, e o próximo estabelece a sequência.
Música
Minhoca me dá uma beijoca!😘😘😘
Matemática - Campo Aditivo