29 julho, 2015



"Dolce Far Niente"

                                          
Expressão italiana que exprime "agradável ociosidade", aos meus olhos é uma boa tradução para as férias.
Período este, que buscamos o descanso físico e mental para nossos corpos. Ótimo momento para curtir a família, viajar e cuidar de nossa alma.
Domenico De Mais (sociólogo italiano), fala em “ Ócio Criativo” e discorre sobre o assunto: “Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo. Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo”
E foi assim que passei o meu recesso escolar, preparando novos jogos para os alunos, lendo e curtindo momentos que muitas vezes pela correria do dia a dia, deixo de apreciar.
Então conclui que reunir tarefas de lazer, trabalho e aprendizagem no cotidiano é mais simples do que se imagina, quando fazemos aquilo que gostamos.  Levar um pouco das férias para o dia a dia faz todo sentido.

28 julho, 2015


Claudio Naranjo e os
desafios para uma nova educação

Para o psiquiatra chileno Claudio Naranjo, indicado ao Nobel da Paz deste ano, existe uma grande diferença entre educar e ensinar. No seu ponto de vista, ressalta que ensinar é preparar as pessoas para o mercado de trabalho, enquanto que educar é desenvolver potencialidades do ser, em um ideal de busca pela liberdade.
O psiquiatra acredita  que deveríamos investir em uma nova formação para os educadores, que modifique  o modo  de pensar e agir destes profissionais.
Fala também em empregar uma didática afetiva, pois acredita ser está a saída para estimular o autoconhecimento dos alunos, formando assim seres mais autônomos e saudáveis.  
 Estudos, artigos e conceitos convergem cada vez mais, para a importância do afeto no processo de aprendizagem dos alunos.  Acredito ser um importante eixo do sistema, que deve vir assessorado por métodos de aprendizagem mais humanizados.