15 abril, 2016

Brincar não é importante...

Como assim? Explico em poucas palavras...
Brincar não é importante, é fundamental!!!!!!!
Na verdade o título é só para polemizar,depois de ler o acervo disponível da interdisciplina Ludicidade e Educação, só reforçou ainda mais minha crença.
Brincar é tudo de bom!!!!


Uma infância plena e feliz...







13 abril, 2016


Dificuldade para implementar novas ideias?


Em nossa aula presencial da interdisciplina Ludicidade e Educação, vivenciamos o lúdico através dos jogos sugeridos pelas professoras Tânia e Darli.
Brincamos, jogamos, estabelecemos regras, resolvemos conflitos, enfim desfrutamos de momentos prazerosos e cheios de significados.
Debatemos como poderíamos implementar essas atividades em sala de aula.  Refletimos também sobre os obstáculos encontrados para avançar mais neste sentido.
Das dificuldades citadas, a falta de recurso é a que me deixa mais preocupada, não que as outras sejam menos importantes, mas haja imaginação para a escassez de verba.
Encontrei na criatividade a resposta para alavancar projetos e construir materiais. Então resolvi criar um baú itinerante, acrescento novos itens todos os anos. São fantasias, livros, brinquedos, jogos confeccionados  com sucatas.



Qual é  novidade? Nenhuma, pois  sei que muitos colegas também acabam investindo em materiais para seus alunos com recursos próprios, mas essa foi a forma que encontrei para que um número maior de alunos usufruíssem um pouco deste universo.
Todo final de ano levo os materiais comigo para que outras crianças aproveitem essas ferramentas, mas deixo para meus alunos a oportunidade de vivenciarem aprendizagens mais consistentes.
Uma educação genuína não é realizada apenas com papel e lápis.
Para driblar tantas dificuldades escolhi o slide acima e achei bem oportuno. 
     - Vamos lá faça as coisas acontecerem, nem sempre respostas prontas são a garantia para um passo certo, inove!!!!!!!!





12 abril, 2016

Vida Adulta x Infância





A reflexão desta postagem diz repeito ao brincar na infância e sua importância em nossa vida adulta.
O filme indicado foi Duas Vidas, conta a história de um empresário bem sucedido que vive de forma egoísta e mesquinha.
O personagem Russ se vê as voltas com um garotinho de oito anos, que descobre ao longo do filme ser ele mesmo.
O convívio de ambos ajudará Russ a relembrar sua infância, na tentativa de tornar-se o adulto que sonhava ser quando pequeno.
Experiências da infância deixam marcas para a vida toda. Somos o produto desses acontecimentos.
Esse mergulho do personagem, faz com que ele perceba os valores reais e genuínos que muitas vezes abandonamos em nossa vida adulta.Fica perceptível, através do filme, o quanto utilizamos mecanismos de defesa a medida que crescemos.
Brincar, fantasiar e acreditar em novas possibilidade fazem parte da infância, mas que caminho posso sinalizar  ao meu aluno para que possa se transformar em um adulto mais feliz?
De que vale o conhecimento, se perdemos a sensibilidade infantil?
Acredito que o professor é um semeador, temos o poder de transformar fantasias infantis em projetos reais. Esse presente que constituímos com nossos alunos, através de jogos, desafios e brincadeiras aguçarão seus intelectos, para a constituição futura de suas personalidades.