12 setembro, 2017

Questões étnico-raciais na prática




Realizando a atividade da inter, observei como meus alunos estavam se posicionando com relação as questões étnicas. O livro escolhido para trabalhar com a turma foi Bruna  e a Galinha D'angola.
A obra retrata o universo mítico africano representado pela Galinha D'angola e sua relação com a criação do universo.







Educar para a diversidade

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA


A aula trouxe elementos importantes para nossa prática, falar sobre diversidade não me parece ser tarefa fácil, como muitas vezes imaginamos.
Além das questões étnico-raciais, ouvimos poesia e como não se encantar?
Ao ouvir alguns poemas de autores contemporâneos, que expressam questões tão importantes através da poesia, me identifiquei com um deles, ao ponto de me emocionar.

Passional - Luna Vitrolina

                                                                                         



É essa ideia que gostaria de passar aos alunos, de que a palavra pode nos emocionar, causar espanto ou tristeza.  E todos têm capacidade para desenvolver essa habilidade, que através de estímulos, de boas leituras e da criatividade poderão escrever suas próprias histórias.

11 setembro, 2017

Sarau Literário

Estou confeccionando, com meus alunos, um livro de poesia.
A inspiração veio na aula da professora Aline Hernandez, a proposta é montar um livro de poesias a partir de sentimentos que ficam aprisionados, e que por vezes temos dificuldade de expressá-los.  Alguns são bons e outros nem tanto, mas é  importante falar sobre eles.
Falar sobre esses sentimentos, muitas vezes ajuda-nos a lidar com a ansiedade, o medo e até auxilia a criar um clima de empatia na turma.
A primeira etapa desta atividade é a montagem da capa e contracapa, assim cada aluno decorou seu livro à vontade, escolhendo padronagens de tecidos e adornos.
 


A segunda etapa consiste em buscar inspiração para a escrita.  
Conversando com os alunos, começaram a expor o que sentiam, quando estão alegres ou tristes. A raiva, também apareceu de forma sistêmica em seus depoimentos.
O próximo passo será a presentação destas poesias em um Sarau Literário.
Estou ansiosa para ouvi-los, perceber que maneira irão se expressar e como enfrentarão a vergonha e a timidez.