03 julho, 2017

Devemos ser um pouco quixotescos...

A prática do educador: compromisso e prazer

Isabel Alice Lelis


O discurso da autora, como paraninfa de uma turma de formandos, fala-nos inicialmente do saber ser e o saber fazer. 
De acordo com Gondim & Cols (2003), o saber ser está relacionado com características pessoais que contribuem para a qualidade das interações humanas no trabalho e a formação de atitudes de autodesenvolvimento. O saber fazer se refere às habilidades motoras e ao conhecimento necessário para o trabalho. 
Podemos tomar como o início de um compromisso que assumimos no juramento perante à autoridade acadêmica, professores, homenageados, familiares e amigos.  O profundo engajamento com o aluno tanto afetivo, quanto intelectual será o fio condutor de nossa atuação.
Passamos e passaremos por inúmeros desafios, enfrentando nossos próprios questionamentos e lidando contra ideias pré-concebidas que envolvem muitos preconceitos e conservadorismos.
A autora também menciona a necessidade de sermos um pouco quixotescos.  A menção do personagem Dom Quixote nos remete ao sonhador, aquele que luta contra gigantes terríveis, buscando incessantemente a realização de feitos memoráveis.
Realmente este comportamento por vezes me acompanhou ao longo da docência, parece que lutamos diariamente contra grandes "moinhos", para quem ama sua vocação o importante é sempre acreditar.

Segue link, livro em pdf,  desta obra prima de Miguel Cervantes: 



02 julho, 2017

Síntese Consolidada





Este semestre o Seminário Integrador lança seu olhar para o professor reflexivo. As atividades envolvem a análise das postagens dos eixos I ao IV, tanto as minhas, quanto as de uma colega.
Ao refletirmos em conjunto, percebi que tivemos mais opiniões consonantes, do que divergentes, facilitando assim o processo de chegar a um denominador comum para que posteriormente construíssemos nossa Síntese Consolidada.
Segundo Alarcão o pensamento reflexivo é uma capacidade que pode ser desenvolvida, então vejo a necessidade de aprimoramento através do próprio exercício contínuo da escrita. 
Outro ponto que achei interessante ressaltar, é o pulo quantitativo e qualitativo das minhas postagens.  O que começou de forma tímida em poucas palavras, agora transformaram-se em ideias sistematizadas e práticas contextualizadas com a realidade vivenciada, e com a  própria teoria analisada nas disciplinas.
A escrita envolve vários processos, e posso afirmar que este sempre encontra-se em desenvolvimento, porém ainda não atingi um nível satisfatório de escrita. Quiçá algum dia poderei chegar perto deste modelo primoroso tão almejado.