09 setembro, 2016
Posted by Fabiana Pieruccini
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Reflexões do Seminário Integrador 06/09/2016
Citação: Mal estar docente
Citação: É minha hipótese que o sofrimento dos professores, as suas queixas frequentes quanto ao insuportável trabalho docente e, no limite, o seu adoecimento expressam, sintomaticamente, a situação de abandono em que se encontra a escola; sugerem uma certa desistência da educação enquanto projeto de preparação de crianças e jovens para que encontrem o seu lugar no mundo adulto. Desistindo da realização do projeto educativo, os professores, na verdade, estariam se demitindo de sua posição de educador e, em decorrência, renunciando ao ato educativo.
Texto de Cláudia Murta, intitulado Magistério e sofrimento psíquico: contribuição para uma leitura psicanalítica da escola. Publicado nos Anais do 3º Colóquio do LEPSI/FE-USP, São Paulo 2002.
Concordamos quanto as imensas deficiências no sistema educacional. Discentes indisciplinados e agressivos, salas que excedem o limite aceitável de alunos, falta de reconhecimento do trabalho realizado, ausência de um plano de carreira, jornadas de trabalho extensas e descaso total do poder público.
Muitos são os fatores que contribuem para o mal estar docente, no entanto percebe-se a necessidade de um maior aprofundamento destas questões.
A crise atual da educação surge de um mundo de rápidas e contínuas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais, que leva a uma crise de identidade na profissão docente, segundo Fontana (1992).
O que percebemos, através de pesquisas, são números expressivos em atestados médicos ou até mesmo pedidos de exoneração do magistério.
Ocorre que, a cada ano, uma sensível diminuição na procura pelas licenciaturas, talvez seja um prenúncio de uma possível escassez de professores.
O quadro que se desenha não é nada otimista na educação, precisamos entender o que está acontecendo com os professores, ouvir suas necessidades, entender seus argumentos e tornar a educação uma prioridade.
Citação: Mal estar docente
Citação: É minha hipótese que o sofrimento dos professores, as suas queixas frequentes quanto ao insuportável trabalho docente e, no limite, o seu adoecimento expressam, sintomaticamente, a situação de abandono em que se encontra a escola; sugerem uma certa desistência da educação enquanto projeto de preparação de crianças e jovens para que encontrem o seu lugar no mundo adulto. Desistindo da realização do projeto educativo, os professores, na verdade, estariam se demitindo de sua posição de educador e, em decorrência, renunciando ao ato educativo.
Texto de Cláudia Murta, intitulado Magistério e sofrimento psíquico: contribuição para uma leitura psicanalítica da escola. Publicado nos Anais do 3º Colóquio do LEPSI/FE-USP, São Paulo 2002.
Concordamos quanto as imensas deficiências no sistema educacional. Discentes indisciplinados e agressivos, salas que excedem o limite aceitável de alunos, falta de reconhecimento do trabalho realizado, ausência de um plano de carreira, jornadas de trabalho extensas e descaso total do poder público.
Muitos são os fatores que contribuem para o mal estar docente, no entanto percebe-se a necessidade de um maior aprofundamento destas questões.
A crise atual da educação surge de um mundo de rápidas e contínuas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais, que leva a uma crise de identidade na profissão docente, segundo Fontana (1992).
O que percebemos, através de pesquisas, são números expressivos em atestados médicos ou até mesmo pedidos de exoneração do magistério.
Ocorre que, a cada ano, uma sensível diminuição na procura pelas licenciaturas, talvez seja um prenúncio de uma possível escassez de professores.
O quadro que se desenha não é nada otimista na educação, precisamos entender o que está acontecendo com os professores, ouvir suas necessidades, entender seus argumentos e tornar a educação uma prioridade.
Posted by Fabiana Pieruccini
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Seminário Integrador IV (segundo encontro)
O papel do Seminário neste semestre demanda dois grandes aspectos:
* Professor pesquisador
*Sustentabilidade da formação do docente
O professor continua sua formação através da rede de profissionais articulados, visando a troca contínua de conhecimento.
06 setembro, 2016
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