Buscando o conceito de criatividade, encontrei enfoques diferentes para este tema:
Sob o ponto de vista cognitivo
Criatividade é o nome dado a um grupo de processos que procura variações em
um espaço de conceitos de forma a obter novas e inéditas formas de agrupamento
em geral selecionadas por valor. Podem também ter valor similar às coisas que já se
dispunha antes, mas representam áreas inexploradas do espaço conceitual.
Sob o ponto de vista neurocientífico
É o conjunto de atividades exercidas pelo cérebro na busca de padrões que provoquem a identidade perceptual de novos objetos que, mesmo usando "pedaços" de estruturas perceptuais antigas, apresentem uma peculiar ressonância, caracterizadora do "novo valioso".
Mas foi sob o ponto de vista humano que internalizei o conceito:
A criatividade é uma qualidade adquirida por pessoas curiosas, que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las
de forma diferente.
Pessoas criativas possuem comportamentos
diferentes: são curiosas ao extremo, são persistentes, são bem humoradas, são
independentes em seus atos e responsáveis por tais, possui rápida desenvoltura
em atividades, fácil percepção, habilidade no aprendizado e ainda são grandes
visionárias, já que conseguem prever as
consequências possíveis de ocorrer em
suas criações por erros ou imprevistos.
É um tema fascinante e foi através de uma indicação do professor Crediné, que despertou-me a necessidade de explorá-lo.
Como acabar com bloqueios mentais e utilizar a criatividade como uma ferramenta inovadora de ideias e atitudes. O livro possui dicas, exercícios e jogos que estimulam a inventividade de cada um. São atividades aplicáveis com nossos alunos e que trouxe- me respostas fantásticas.
O desenvolvimento do potencial criativo, está relacionado com um conjunto de processo que ocorrem em simultâneo, de forma a estimular novas ideias ou até mesmo usar territórios até então não explorados.
Acho de fundamental importância a articulação deste tema em sala de aula. Incentivar a criatividade de nosso alunos é propiciar-lhes um salto qualitativo em suas questões cognitivas.