11 novembro, 2015

"Situação Ambivalente"
Ao receber o 2º Prêmio de Reconhecimento ao Educador, este ano, fui acometida de um pensamento: "Por um lado, sinto-me feliz pelo reconhecimento de meu trabalho, ao mesmo tempo, sinto que ainda muita coisa precisa mudar com relação ao ensino."
A responsabilidade aumenta proporcionalmente, estudar mais, aprofundar conceitos, estar aberta para novas metodologias, enfim uma gama de possibilidades infindáveis para o exercício da profissão.



Como se forja um educador?



"A história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente (Nóvoa, 1992)"
A vocação do magistério é divina, encontrei nela uma ferramenta de retribuição de tudo que me foi ofertado.  Reconheço-me em cada aluno, nos rostinhos ávidos por novos conhecimentos.
A atividade proposta na interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo propiciou-me uma autoanálise. Refletir sobre minha trajetória auxiliou no sentido de traçar novos objetivos para minha carreira, bem como, reforçou o orgulho que sinto pela escolha que fiz.

  


10 novembro, 2015


     Buscando o conceito de criatividade, encontrei enfoques diferentes para este tema:

         Sob o ponto de vista cognitivo
          
          Criatividade é o nome dado a um grupo de processos que procura variações em
          um espaço de conceitos de forma a obter novas e inéditas formas de agrupamento
          em geral selecionadas por valor.  Podem também ter valor similar às coisas que já se
          dispunha antes, mas representam áreas inexploradas do espaço conceitual. 
 Sob o ponto de vista neurocientífico
          É o conjunto de atividades exercidas pelo cérebro na busca de padrões que                           provoquem a identidade  perceptual de novos objetos que, mesmo usando "pedaços"           de estruturas perceptuais antigas, apresentem uma peculiar ressonância,                               caracterizadora do  "novo valioso".
           
           Mas foi sob o ponto de vista humano que internalizei o conceito:

    A criatividade é uma qualidade adquirida por pessoas curiosas, que buscam inspiração         em  informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente. 
    Pessoas criativas possuem comportamentos diferentes: são curiosas ao extremo, são           persistentes, são bem humoradas, são independentes em seus atos e responsáveis por       tais, possui rápida desenvoltura em atividades, fácil percepção, habilidade no                         aprendizado e ainda são grandes visionárias, já que conseguem prever as 
    consequências possíveis de ocorrer em suas criações por erros ou imprevistos. 
   
     É um tema fascinante e foi através de uma indicação do professor Crediné,                            que despertou-me a necessidade de explorá-lo. 
                                  
    Como acabar com bloqueios mentais e utilizar a criatividade como uma ferramenta               inovadora de  ideias e atitudes.  O livro possui dicas, exercícios e jogos que estimulam a       inventividade de cada  um.  São atividades aplicáveis com nossos alunos e que trouxe-         me respostas fantásticas.
               
                      
   O desenvolvimento do potencial criativo, está relacionado com um conjunto de processo      que ocorrem em simultâneo, de forma a estimular novas ideias ou até mesmo usar                territórios até então não explorados.
   Acho de fundamental importância a articulação deste tema em sala de aula. Incentivar a      criatividade de nosso alunos é propiciar-lhes um salto qualitativo em suas questões              cognitivas.