12 julho, 2017

Finalizando o Eixo V




Chegamos ao final de mais eixo, inevitavelmente fazer um balanço de todas as etapas superadas na graduação, se faz  necessário.
Iniciei o curso cheia de expectativas e muitas dúvidas, tais como:
- De que forma estudaremos os teóricos?
- Será que encontrarei caminhos para um metodologia de ensino inovadora?
- Conseguirei aplicar em sala o que nos é passado na teoria?
E mais tantas outras questões que foram surgindo ao longo do percurso. Porém tais questionamentos começaram a dar lugar a grandes reflexões.  
O mais interessante é que, por exemplo, os teóricos são analisados dentro do contexto das interdisciplinas de forma globalizada e não fragmentada como habitualmente costumava estudá-los.  
Quanto à novas metodologias, sim as aprendizagens ocorreram, mas de forma tão natural que facilmente podemos incorporá-las as nossas práticas, mesmo que nossa realidade esteja distante de um modelo aceitável de ensino.
O entusiasmo foi tanto neste semestre, que não só propiciou novos conhecimentos, bem como uma mudança real de comportamento de minha parte. Posso exemplificar através do meu engajamento no conselho escolar, as interdisciplinas de OEF e OGE estimularam esta mudança.
Participação, conhecimento de direitos e deveres foram palavras-chave deste semestre especificamente nestas disciplinas.
Confesso que os Projetos de Aprendizagem arrebataram meu coração, não só internalizei o conceito, como colhi frutos importantíssimos desta metodologia.
Enfim  a Psicologia da Vida Adulta trouxe questões importantes, estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.


09 julho, 2017

XIII Salão de Ensino UFRGS














Minha primeira participação no Salão de Ensino da UFRGS, um evento que promove produções acadêmico-científicas. Também meu primeiro trabalho feito em parceria, que revelou-se um grande desafio em função do pouco tempo. Desafio que foi superado em conjunto com a colega Franciele de Freitas da Silva.  Relatamos experiências e pontuamos a importância  do PEAD em nossa prática docente.
Teixeira (2010), ao mencionar sobre as competências transversais do ofício do aluno, diz que o estudante precisa desenvolver três atos acadêmicos: os hábitos de estudar, ler e escrever textos para torna-se atuante na sociedade. Isso servirá como requisito para que o estudante torne-se um pesquisador.
Requisito que foi desenvolvido através da orientação da professora Larisa da Veiga Vieira Bandeira e da tutora Tais Barbosa. Gostaríamos então de expressar nosso profundo agradecimento, pois demonstraram grande empenho no suporte à nossa escrita acadêmica.