15 maio, 2017

Transdisciplinaridade

Volto a escrever sobre o tema transdisciplinaridade, porque muitas vezes o que observo é um excesso de teorias ligadas ao assunto. Quais são as práticas  educativas que realmente efetivam uma ação pedagógica transdisciplinar?

👉A Transdisciplinaridade traz uma visão mais complexa das ciências, da educação e dos problemas contemporâneos propondo novos modos de pesquisa e ação sobre a realidade mais integradores.

👉A Transdisciplinaridade manifesta-se portanto como uma teoria que, na prática educativa real, é ainda bastante volátil por carecer de referenciais e critérios claros de aplicação, ainda que abertos e flexíveis. Contudo, é preciso trazer à prática educativa tal ideia. “É preciso viver a vida que se pretende mudar.” (FEYERABEND, 1991, p. 355)

💁Como vivê-la na prática então?

Podemos classificar os temas em categorias de aplicação, é também uma forma de analisar, assim facilita o processo.

Exemplos de categorias: 

  • aprender a entender e respeitar o corpo, 
  • aprender a exercer a cidadania, 
  • atuar com responsabilidade socioambiental, 
  • ética planetária,

Os temas apresentam uma transversalidade, ou seja, eles integram-se às áreas convencionais do conhecimento.
Uma imagem, um pensamento, um texto, um centro de interesse, enfim podemos trabalhar de forma integrada com todas disciplinas através dos mais variados recursos.
A fábula que segue,de Monteiro Lobato, foi apresentada para alunos de 3º Ano:

O julgamento da ovelha















Trabalhei com os alunos, não só letramento, como o ensino tradicional o faz, mas busquei situações-problema no campo matemático.  Também passamos pela classificação das espécies e a respectiva alimentação. Qual o significado da palavra herbívora que aparece na fábula?
E qual é o aspecto moral que aparece na história? O fraco versus o forte, é assim na realidade vivada por vocês? O que acham dessa relação de poder?
Para que a transversalidade seja trabalhada precisamos estabelecer relação entre o objeto do conhecimento a outros campos de conhecimento.
Utilizei essa fábula pra ilustrar a pergunta feita por Hernández (1998), "estamos ajudando nossos alunos a globalizar, a estabelecer relações entre diferentes matérias, a partir do que fizemos em sala de aula?".
Acredito que auxiliamos nosso aluno nesta caminhada, quando ouvimos suas falas, e contextualizamo-as para auxiliá-lo a interpretar o mundo.

Fonte:https://transdisciplinaridade.wordpress.com/2011/03/18/o-que-e-transdisciplinaridade/