Projetos de Aprendizagens
No Seminário Integrador, no Eixo IV, trabalhamos com os Projetos de
Aprendizagem (PAs). Quando falamos deste
tipo de projeto ressaltamos que sua origem surge a partir de questões
levantadas pelo próprio autor, ou seja, pelo sujeito que vai construir o
conhecimento.
Segundo Fagundes (1999 p.13), ” o aprendiz aqui é entendido como sujeito de
aprendizagens, no seu sentido pleno, que determina caminhos e orienta seu
próprio processo de aprendizagem, num processo coletivo e individual”.
A tecnologia é vista como uma aliada em projetos de
aprendizagens, meio onde o professor poderá gerenciar a interconectividade
entre tempos diferentes, ao mesmo tempo poderá manter a identidade do sujeito
na interação coletiva. O
que isso significa? Significa que cada fez mais o professor precisará
conhecer, entender e aceitar as novas tecnologias.
Outros aspectos importantes que serão abordados no trabalhado com PAs, é
a ideia ou o conhecimento prévio que o aprendiz tem a respeito do seu objeto de
estudo, assim juntamente com a pesquisa e a sistematização do pensamento, poderão
conceber o conhecimento específico.
Costa e Magdalena (2010),
afirmam que para iniciar um Projeto de Aprendizagem é necessário a definição de
uma questão central, determinando o que investigar. É também importante a organização de um
conjunto de certezas provisórias e dúvidas temporárias, estas que darão suporte
ao longo da pesquisa, podendo também o professor prever a amplitude do projeto
a partir dos conhecimentos prévios que seus alunos apresentam.
Foi seguindo este passo a passo que meu
grupo começou a se organizar para montar um PA.
Esta é a primeira vez que trabalho com esse tipo de projeto e encontrei
inicialmente dificuldade para absorver todo o contexto e desenvolver a
pesquisa. A troca de ideias entre
colegas foi fundamental importância, para que o projeto fosse adiante.
Ficou claro após essa atividade a diferença entre projeto de ensino e
projeto de aprendizagem. O trabalho com
projeto de ensino foi bastante evidenciado quando cursei o magistério, nele o
professor é o mentor das atividades e o aluno só recebe o conhecimento,
diferentemente dos PAs onde o professor é o orientador, e o aluno constrói o
conhecimento de forma colaborativa.
Mapas Conceituais
São propostos como uma estratégia facilitadora de uma aprendizagem
significativa. Professores e alunos podem ter, através dos mapas conceituais, a
possibilidade de maior compreensão de sua própria aprendizagem, contribuindo
para o desenvolvimento de muitas habilidades que levam a organização e
construção do conhecimento.
São propostos como uma estratégia facilitadora de uma aprendizagem
significativa. Professores e alunos podem ter, através dos mapas conceituais, a
possibilidade de maior compreensão de sua própria aprendizagem, contribuindo
para o desenvolvimento de muitas habilidades que levam a organização e
construção do conhecimento.