20 dezembro, 2016

Projetos de Aprendizagens


No Seminário Integrador, no Eixo IV, trabalhamos com os Projetos de Aprendizagem (PAs).  Quando falamos deste tipo de projeto ressaltamos que sua origem surge a partir de questões levantadas pelo próprio autor, ou seja, pelo sujeito que vai construir o conhecimento.
 Segundo Fagundes (1999 p.13),  ” o aprendiz aqui é entendido como sujeito de aprendizagens, no seu sentido pleno, que determina caminhos e orienta seu próprio processo de aprendizagem, num processo coletivo e individual”.
A tecnologia é vista como uma aliada em projetos de aprendizagens, meio onde o professor poderá gerenciar a interconectividade entre tempos diferentes, ao mesmo tempo poderá manter a identidade do sujeito na interação coletiva.  O que isso significa?  Significa que cada fez mais o professor precisará conhecer, entender e aceitar as novas tecnologias.  
Outros aspectos importantes que serão abordados no trabalhado com PAs, é a ideia ou o conhecimento prévio que o aprendiz tem a respeito do seu objeto de estudo, assim juntamente com a pesquisa e a sistematização do pensamento, poderão conceber o conhecimento específico.
Costa e Magdalena (2010), afirmam que para iniciar um Projeto de Aprendizagem é necessário a definição de uma questão central, determinando o que investigar.  É também importante a organização de um conjunto de certezas provisórias e dúvidas temporárias, estas que darão suporte ao longo da pesquisa, podendo também o professor prever a amplitude do projeto a partir dos conhecimentos prévios que seus alunos apresentam.
                                    
Foi seguindo este passo a passo que meu grupo começou a se organizar para montar um PA.  Esta é a primeira vez que trabalho com esse tipo de projeto e encontrei inicialmente dificuldade para absorver todo o contexto e desenvolver a pesquisa.  A troca de ideias entre colegas foi fundamental importância, para que o projeto fosse adiante.
Ficou claro após essa atividade a diferença entre projeto de ensino e projeto de aprendizagem.  O trabalho com projeto de ensino foi bastante evidenciado quando cursei o magistério, nele o professor é o mentor das atividades e o aluno só recebe o conhecimento, diferentemente dos PAs onde o professor é o orientador, e o aluno constrói o conhecimento de forma colaborativa.

Mapas Conceituais



São propostos como uma estratégia facilitadora de uma aprendizagem significativa. Professores e alunos podem ter, através dos mapas conceituais, a possibilidade de maior compreensão de sua própria aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de muitas habilidades que levam a organização e construção do conhecimento. 


19 dezembro, 2016


O professor dos espantos










"A missão do professor não é dar respostas prontas.  As respostas estão nos livros, na internet.  A missão do professor é provocar inteligência, é provocar o espanto, é provocar a curiosidade." Rubem Alves



A Serpente do Faraó




















Neste experimento vamos fazer a tão famosa Serpente do Faraó! Um dos experimentos mais legais e clássicos da Química, mas temos que lembrar que a segurança vem em primeiro lugar! Este experimento pode ser feito em casa, mas oferece riscos e deve ser acompanhado por um Adulto Responsável!




Os ingredientes para a experiência são:

  • Açúcar
  • Bicarbonato de sódio
  • Álcool (ou fluido de isqueiro)
  • Areia
  • Forma de alumínio
  • Liquidificador
  • Garrafas de plástico




O açúcar comum é a sacarose e o bicarbonato de sódio é o sal hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio.
Quando a sacarose queima, ocorre a sua combustão completa e, assim como ocorre com todos os compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio, os produtos liberados são dióxido de carbono e água:
Além disso, nesse processo também ocorre a combustão incompleta da sacarose, em que um dos produtos é o carbono, constituinte do carvão. É por isso que se forma a estrutura de cor preta. O gás carbônico liberado tanto na combustão completa da sacarose quanto na decomposição do bicarbonato faz a estrutura de carbono inflar, crescendo, e é isso que dá o efeito de uma serpente subindo.