A pergunta inicialmente parece simples, mas após tentar definir essa questão, percebi a atenção que devemos disponibilizar para tentar entender este tema que é tão importante.
Primeiramente defini aprendizagem como:
" é a capacidade de assimilar alguma informação ou experiência, assim modificamos o comportamento mediante o estímulo recebido.
Adquirimos novos conhecimentos e novas habilidades, consequentemente podemos repensar valores e atitudes."
Porém em Psicologia, neste semestre, temos a oportunidade de expandir essa definição e incorporar novas.
Como ocorre a aprendizagem então?
Ela já foi classificada de duas maneiras, assim apareceu a concepção gestaltista e a teoria do reforço, ambas antagônicas, mas que dividem um pensamento em comum, onde o indivíduo parece de forma passiva no processo de aprendizagem.
Mas na Psicologia e Epistemologia Genética encontramos uma congruência maior de ideias, apresentando não só a importância da hereditariedade, também aparece o estímulo que ficamos sujeitos, mas define o protagonismo do indivíduo no processo de aprendizagem.
E é assim que gostaria de ver meus alunos nesta caminha, se o ensino é por eles, é para eles, nada mais justo que eles sejam os atores principais deste processo.
Por esse motivo é importante saber como eles aprendem, poderemos assim fazer a melhor escolha pedagógica.
Por esse motivo é importante saber como eles aprendem, poderemos assim fazer a melhor escolha pedagógica.