15 novembro, 2016

Alfabetização matemática

Às crianças por si só são observadoras,  muitas vezes estão atentas para fatos que passam desapercebidos pelos adultos. Às vezes uma sombra, distância percorrida, troco que recebe no mercado,as comparações que estabelece com outra criança, enfim poderia citar inúmeros acontecimentos do dia a dia, que a ideia da matemática se faz presente.  Explorar esses momentos talvez seja a chave para aproximar nosso aluno desta ciência que muitas vezes é temida, então desmistificar, a matemática, passa ser um viés importante.
Outro fator importante neste processo é o conhecimento que o aluno tem acerca destas questões, o que é grande ou pequeno, cheio ou vazio, muito ou pouco,  são ideias que auxiliarão exatamente na conceitualização da matemática,  dessa forma fica fácil de abordá-la já na educação infantil.
Quando aparece a alfabetização matemática?  Justamente onde entende-se que ela aparece como um instrumento para a leitura do mundo, superando a ideia de apenas decodificação  dos números e a resolução das quatro operação básicas.