25 setembro, 2017

Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais



A escola é reconhecida como um espaço sociocultural que deve refletir nossa nação, no entanto, isso não ocorre, conforme nascimento. A Escola tem sido palco de exclusão, ou sentimento de inferiorizarão racial (CAVALLEIRO, 2005).




Lendo: Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais, uma questão problematizadora chamou minha atenção.

 👉Sua escola tem oferecido referenciais positivos aos(as) alunos(as) negros(as) na construção de sua identidade racial?

Posso afirmar que pouco tenho visto nas escolas, onde trabalhei, atividades que auxiliam na construção da identidade racial.  Na verdade é mais fácil nos deparar com uma afirmação, tal como:
- Não estou trabalhando questões étnico-raciais, porque estamos em agosto, deixo para falar só em novembro...
Por que falar em questões tão importantes só no dia da Consciência Negra, visto que nosso país, com proporções continentais e com toda sua diversidade cultural, só poderá ser lembrado, pela importância das raças que aqui habitaram, em uma única data no calendário?
Podemos e devemos discutir, aprofundar e estudar sempre, pois faz parte de nossa história.
Como lidar com questões raciais, se não tivermos o entendimento e o conhecimento necessários para iluminar nossa razão?