03 dezembro, 2016

A compreensão do tempo-espaço no processo identitário






      
         







          Bauman (2005), nós fala da fragmentação de nossas identidades culturais. Atribui à globalização, como um grande fator que influencia na construção de nossas identidades.
         Avanços tecnológicos no transporte e na comunicação, cada vez mais liga o local ao global.
         Hall (2011), aponta que uma das principais consequências da globalização seria a compreensão do tempo-espaço. As distâncias se encurtaram e um fato ocorrido do outro lado do mundo, têm impacto imediato sobre pessoas e lugares próximos a nós.  Tudo acontece ao mesmo tempo, são milhares de informações sendo processadas, assim as identidades se tornam desvinculadas de tempos, lugares, histórias e tradições.
          Necessariamente o sentimento de pertencimento vem atrelado a todo esse contexto citado.  Fazer parte de espaços coletivos, como a escola, é a base da integração do indivíduo ao meio em que vive.  

30 novembro, 2016

Enriquecimento das aulas através da leitura visual





Antiga ponte pênsil, que ligava Tramandaí à Imbé - Foto Rosane Fernandes de Souza







Em Estudos Sociais estamos analisando a fotografia como objeto e recurso de memória.  Se gostei do tema?  Claro que sim, a fotografia sempre marcou minha história, aliás não só marcou como fez e faz parte de minha trajetória pessoal e profissional.
Infelizmente não tenho registros fotográficos, como docente, da época que comecei a dar aula. Porém com o advento da fotografia digital comecei eternizar, nos últimos anos, grandes momentos com meus alunos.
                                                 
      
PáscoaImbé: 1º/04/2015, créditos de imagem Fabiana Pieruccini

Meu Brasil
Imbé,09/05/2015
Crédito de imagem: Angela Pires


As primeiras fotos são relacionadas a minha região de atuação como docente, Imbé e Tramandaí, elas são utilizadas como objeto de análise de como era o local que agora vivemos.
Gosto de aplicar a fotografia como uma linguagem educacional que se agrega as demais, pois ela apresenta uma interdisciplinaridade própria, assim podemos implementar este recurso nas aulas de Português, História, Geografia, Ciências e tantas outras, despertando no aluno o desejo de aprender através da linguagem visual.
"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório." Bresson