16 junho, 2015

        Falando um pouco sobre o PNAIC:
                                                        (2º Ano - 2014 - arquivo pessoal)

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, visa a formação continuada de professores e distribuição de material didático para as escolas públicas, mas analiso que curso foi ao encontro das necessidades emergentes da alfabetização.
Ouvi de minhas colegas muitos relatos a respeito deste programa do governo, mas uma em especial me chamou a atenção:
“- Já uso em sala esses métodos...”
Acredito que muito do que foi estudado em nossa formação, realmente já foi aplicado em sala de aula, porém o PNAIC sistematizou conteúdos e apresentou atividades práticas altamente aplicáveis, lúdicas e contextualizadas.  Transformou o plano de trabalho em uma ferramenta mais completa, evidenciando a globalização dos conteúdos propostos.

Se o PNAIC vai acontecer esse ano realmente eu não sei, mas ele deixou um gostinho de quero mais para minhas práticas.

15 junho, 2015

                      AVALIAÇÃO

Termina o 1º trimestre e a avaliação se faz necessária como forma de identificação das internalizações realizadas pelos nossos alunos através dos conteúdos apresentados pelo educando.
Logo no começo do nosso curso o professor nos falou que provas não seriam feitas, porém o modo de avaliação dar-se-ia através das postagens realizadas e as atividades propostas no moodle, fiquei surpresa, pois sempre fui avaliada da maneira mais tradicional possível. 
Tal prática me inspirou no sentido de repensar o tipo de avaliação realiza com meus alunos.
Apesar de ser através de pareceres a forma avaliativa empregada para o 2º ano, achei interessante agregar outros questões, tais como:
*O aluno consegue aplicar no seu dia a dia o que é visto em sala de aula?
*Como ele repassa as informações vistas em sala para sua família?
*O aluno pode ser um agente transformador de sua realidade?
Observando essas questões fica mais fácil de entender o processo de aprendizagem que cada um vivencia e aí chegar mais próximo de um entendimento que cada um estabelece com o seu próprio meio.  O que adianta ele aprender "conceitos" na escola se não tiver uma empregabilidade em sua vida?