09 novembro, 2016

Por que devemos falar do passado?













Poderia inicialmente citar uma série de vantagens em relatar fatos, histórias ou momentos do passado, porém a Pedagogia tem avançado em um movimento de intensa pluralidade, porque mostra-me vários aspectos em uma única abordagem.
A maneira que aprendi história, se é que absorvi algo, foi copiando na biblioteca textos infindáveis das enciclopédias. Que registro de aprendizagem ficou armazenado em minha memória? Bom em termos de conteúdo, quase nada.  Não posso fadar o meu aluno ao mesmo destino.
Representação do mundo pelos Estudos Sociais, fala exatamente de vida, quem são essas pessoas que constituem a história? São povos, celebridades ou pessoas comuns? Acredito que somos todos nós, o passado e o presente fundindo-se como forma de constituição de um futuro.
Então a história antiga é importante? Mas é claro que sim, mas também precisamos entender nossa própria representatividade no tempo e espaço que ocupamos.
Entender quem somos, auxilia-nos no processo entendimento do passado fazendo-nos avançar e projetar o amanhã.
Por isso que gosto tanto de trabalhar com os pequenos, porque depositamos neles estruturas embrionárias que poderão crescer de forma gradual.
Assim tornar-se-ão críticos, levantando suas próprias hipóteses, argumentando e avaliando fontes.  Através da pesquisa poderão interpretar o passado desenvolvendo suas habilidades e constituindo suas competências.