Por que
devemos falar do passado?
Poderia
inicialmente citar uma série de vantagens em relatar fatos, histórias ou
momentos do passado, porém a Pedagogia tem avançado em um movimento de intensa
pluralidade, porque mostra-me vários aspectos em uma única abordagem.
A maneira
que aprendi história, se é que absorvi algo, foi copiando na biblioteca textos
infindáveis das enciclopédias. Que registro de aprendizagem ficou armazenado em
minha memória? Bom em termos de conteúdo, quase nada. Não posso fadar o meu aluno ao mesmo destino.
Representação
do mundo pelos Estudos Sociais, fala exatamente de vida, quem são essas pessoas
que constituem a história? São povos, celebridades ou pessoas comuns? Acredito
que somos todos nós, o passado e o presente fundindo-se como forma de
constituição de um futuro.
Então a
história antiga é importante? Mas é claro que sim, mas também precisamos
entender nossa própria representatividade no tempo e espaço que ocupamos.
Entender quem
somos, auxilia-nos no processo entendimento do passado fazendo-nos avançar e
projetar o amanhã.
Por isso que
gosto tanto de trabalhar com os pequenos, porque depositamos neles estruturas
embrionárias que poderão crescer de forma gradual.
Assim tornar-se-ão
críticos, levantando suas próprias hipóteses, argumentando e avaliando
fontes. Através da pesquisa poderão
interpretar o passado desenvolvendo suas habilidades e constituindo suas competências.