Neste semestre
tivemos o aprofundamento de questões como diversidade e inclusão, inevitavelmente
não poderei me eximir de expor uma situação vivenciada agora no final do ano
letivo, com meu aluno portador de necessidades especiais.
Infelizmente o aluno em questão é faltoso, porém quando está
em sala participa entusiasticamente de todas as atividades propostas.
Percebi desde agosto, quando foi matriculado na escola, um
incrível progresso tanto no cognitivo quanto no social. Interage com
todos os colegas, não apresenta nenhum tipo de agressividade e é extremamente
carinhoso, também apresentou um ganho substancial em seu
desenvolvimento.
Atualmente já consegue reconhecer as cores primárias, conta e
quantifica a até o número dez, reconhece todo o alfabeto e demostra uma
autonomia significativa para realizar pequenas e médias tarefas.
Apesar de toda essa evolução que o aluno vinha apresentando,
ele não tem comparecido mais as aulas. Um sentimento de frustração me assolou,
quando penso nos avanços que ainda poderia alcançar.
Todos os alunos, sejam em suas dificuldades e incapacidades
reais ou circunstanciais, físicas ou intelectuais, sociais, têm a mesma
necessidade de serem aceitos, compreendidos e respeitados em seus diferentes
estilos e maneiras de aprender e quanto ao tempo, interesse e possibilidades de
ampliar e de aprofundar conhecimentos, em qualquer nível escolar.
Oferecer oportunidades para que as crianças se apoiem
mutuamente para aprender; elas exercitam naturalmente a cooperação, quando
dividem entre si suas tarefas e, principalmente, quando essa divisão é baseada
no interesse e nas possibilidades de cada aluno, consequentemente a cooperação
cria laços muito fortes entre os alunos.
O mote da inclusão, representa o acolhimento de todos em uma
instituição de ensino. Não percebo essa inclusão como incômoda, mas sim
como um novo desafio a ser vivenciado, respeitando a especificidade que cada um
apresenta.
Então por que meu aluno não comparece mais as aulas, já que
possui tantos direitos que lhe asseguram sua permanência em uma instituição de
ensino?
A resposta infelizmente não é fácil, pois esbarramos em entraves que confesso às vezes são inúmeros e
intransponíveis.