Uma breve história da humanidade
Uma indicação de leitura do professor Crediné, Sapiens Uma breve história da humanidade, mostra a trajetória da espécie é como ela é traçada pela sucessão de três revoluções: a cognitiva (quando nos tornamos espertos), a da agricultura (quando moldamos a natureza a nosso favor) e a científica.
Fiquei interessada especialmente na revolução cognitiva, como ela ocorreu e seu vínculo direto com a evolução da linguagem.
O Homo sapiens é o único animal da Terra que acredita em fenômenos não reais: leis, dinheiro, deuses, nações, etc. Conseguimos, então com o livro, visualizar o homem percebendo-se ao longo dos tempos, como ele foi transmitindo conhecimento e gerando cultura.
O livro apresenta algumas pistas no caminho do entendimento da cognição,basicamente um grande quebra-cabeça, unimos alguns pontos para tentar revelar o processo da aquisição do conhecimento e também estabelecemos alguns elos importantes desse emaranhado, porém ainda dispomos de poucas certezas.
Apesar dos sapiens arcaicos se parecessem exatamente conosco, apresentavam grandes limitações quanto aos seus aspectos cognitivos, tais como memória, aprendizado e comunicação.
A invenção de barcos, arcos e flechas, agulhas para costurar roupas quentes, aparecem como conquistas oriundas de uma revolução nas habilidades cognitivas dos sapiens.
O surgimento de novas maneiras de raciocinar e se comunicar, entre 70 mil anos a 30 mil anos atrás, constitui a Revolução Cognitiva.
Recomendo o livro para quem busca conhecer o passado da humanidade, estabelecendo assim um elo de entendimento com o presente.