Acredito que um dos grandes desafios do curso seja este, manter o blog atualizado. Inicialmente poderia culpar a falta de prática, mas agora não mais.
Foram seis semestres de leituras, escritas, pensamentos e práticas que sempre nos levaram à reflexão.
Agora o desafio é justamente descrever essas reflexões de forma contextualizada e consciente.
O blog passa a ter um papel fundamental em nossa vida acadêmica à medida que nos direciona a um horizonte mais profícuo, onde podemos utilizá-lo como importante meio de organizar nossas aprendizagens.
Esse exercício de pensar sobre o que se faz, ou do que se aprende sempre nos conduziu para uma educação emancipadora.
Não podemos desconsiderar que, ao escrever, também escrevemos para
nós mesmos. No nosso cotidiano, levamos a efeito, às vezes, enormes
batalhas conceituais que necessitam ser colocadas em palavras para
tomar corpo e se constituir em saberes em condições de novamente
entrar na arena do interminável debate das ideias. Nesse sentido,
escrevemos para nós mesmos, escrevemos para dar passagem
a ideias e movimentos que, ao serem escritas, vão nos constituindo
academicamente. (VILLELA, 2013)
Agora não tem mais desculpas, nem lastimar por tudo o que não foi realizado, porém temos a chance,de cada dia fazer diferente e melhor.
Assim como os professores acreditaram e acreditam na capacidade de cada um ao longo do curso, transferi essa crença para minha sala de aula. Acredito que a cada dia meu alunos possam se superar, desde a simples melhora da ortografia, até uma nova forma de encarar o mundo, seja com mais criticidade ou no simples auxílio a um colega.
A palavra chave é acreditar na capacidade de cada mente, esse é nosso ofício, como seria se assim não o fosse?
Acredito a cada dia que coloco meus pés em sala, acredito em cada diálogo estabelecido com meu aluno, acredito também naquilo que não e falado, mas sobretudo sentido, eu acredito sempre!
Escrever é fácil...
Referência:
VILLELA PEREIRA, MARCOS
A escrita acadêmica - do excessivo ao razoável
Revista Brasileira de Educação, vol. 18, núm. 52, enero-marzo, 2013, pp. 213-228
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Rio de Janeiro, Brasil