Esta pergunta foi realizada na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, entre outras formas de administração escolar como a Autogestionária, Interpretativa, Democrática-Participativa, as escolas onde trabalhei infelizmente encaixaram-se na forma de gestão Técnico-Científica.
Digo infelizmente, porque ali encontramos uma concepção de gestão inversa ao ideal de uma administração democrática.
Poderia até apontar que a imagem sugere os princípios de uma gestão Técnico-Científica, onde encontramos o poder centralizado no diretor, destacando-se as relações de subordinação.
Assim esse modelo baseia-se no sistema de normas, regras, procedimentos burocráticos de controle das atividades, muitas vezes descuida dos objetivos específicos da instituição escolar.
Digo infelizmente, porque ali encontramos uma concepção de gestão inversa ao ideal de uma administração democrática.
Poderia até apontar que a imagem sugere os princípios de uma gestão Técnico-Científica, onde encontramos o poder centralizado no diretor, destacando-se as relações de subordinação.
Assim esse modelo baseia-se no sistema de normas, regras, procedimentos burocráticos de controle das atividades, muitas vezes descuida dos objetivos específicos da instituição escolar.
Como podemos conceber, em pleno século XXI,
ainda esta forma de gestão?
ainda esta forma de gestão?
Ao meu ver, é inconcebível essa forma de organização, pois a
escola é uma instituição social, portanto fica evidenciado que
sua administração não deveria ser regida nos moldes de uma
escola é uma instituição social, portanto fica evidenciado que
sua administração não deveria ser regida nos moldes de uma
empresa, sendo que a
organização escolar tem por matéria-prima
o elemento humano, deveria sim
constituir-se em seus fins
pedagógicos.
Concepção Democrática-Participativa
Sendo assim defendo uma forma coletiva
de gestão, em que as decisões são
tomadas coletivamente e discutidas
publicamente.