22 abril, 2018

Integração de diferentes áreas do conhecimento

Essa semana trabalhei com minha turma os sentidos, o objetivo era integrar ao máximo várias áreas do conhecimento, acredito que o objetivo foi atingindo principalmente pelo retorno apresentado pelos alunos.

Disciplinas abordadas: Ciências - O estudo dos sentidos, 
Matemática - seriação e classificação dos alimentos, 
Língua Portuguesa - o registro de suas sensações.

A prova de degustação foi realiza com os olhos vendados, a proposta era adivinhar o alimento ofertado através dos sentidos.  
Foram inúmeras sensações e a prova envolveu também confiança.  O que será experimentado?  Inicialmente todos apresentaram um certo grau de desconfiança, mas à medida que foram provando, mesmo os alimentos não considerado por eles os mais saborosos,  sentiram-se mais confiantes.
O que vocês sabem sobre o paladar? Quais as sensações que experimentaram? Que sabores somos capazes de sentir? O que você entende por gostar ou não de um determinado sabor e quais as sensações que estes lhes causam?
O registro foi realizado através da escrita.  Relataram as sensações que tiveram e o quanto o experimento foi válido. 



Também agruparam, classificaram e seriaram os alimentos, perceberam o quanto a matemática envolve nossas vidas e como ela está presente em nosso dia a dia.

"A interdisciplinaridade é um dos 
princípios dos currículos  integrados, 
alertando-nos que a mesma é uma   fi -
losofia que requer convicção e, o que é
mais importante,  colaboração,  nunca 
pode  estar   apoiada em coerções e  ou
imposições". Santomé (1998)