Essa semana trabalhei com minha turma os sentidos, o objetivo era integrar ao máximo várias áreas do conhecimento, acredito que o objetivo foi atingindo principalmente pelo retorno apresentado pelos alunos.
Disciplinas
abordadas: Ciências - O
estudo dos sentidos,
Matemática - seriação e
classificação dos alimentos,
Língua Portuguesa - o registro de suas sensações.
A prova de degustação foi realiza com os olhos vendados, a proposta era adivinhar o alimento ofertado através dos sentidos.
Foram inúmeras sensações e a prova envolveu também confiança. O que será experimentado? Inicialmente todos apresentaram um certo grau de desconfiança, mas à medida que foram provando, mesmo os alimentos não considerado por eles os mais saborosos, sentiram-se mais confiantes.
O que vocês sabem sobre o paladar? Quais as sensações que experimentaram?
Que sabores somos capazes de sentir? O que você entende por gostar ou não de um
determinado sabor e quais as sensações que estes lhes causam?
O registro foi realizado através da escrita. Relataram as sensações que tiveram e o quanto o experimento foi válido.
Também agruparam, classificaram e seriaram os alimentos, perceberam o quanto a matemática envolve nossas vidas e como ela está presente em nosso dia a dia.
"A interdisciplinaridade é um dos
princípios dos currículos integrados,
alertando-nos que a mesma é uma fi -
losofia que requer convicção e, o que é
mais importante, colaboração, nunca
pode estar apoiada em coerções e ou
imposições". Santomé (1998)