Neste semestre a Gestão Escolar aparece como uma estrutura de articulação na qual todos os componentes da organização escolar se integram de forma recíproca.
Desta forma, percebe-se a importância da implantação da gestão democrática para o desenvolvimento do conhecimento dos educandos em nossa sociedade atual.
Aponto nesta reflexão uma questão:
- Como podemos conceber, em pleno século XXI, ainda esta forma de gestão?
Gostaria de começar essa reflexão pontuando que a estruturação do PPP está ligado diretamente com modelo de gestão que cada instituição adota.No meu caso, infelizmente, nunca passei por uma gestão democrática.
Escolas com hierarquização extremamente definidas nos cargos e funções, escolas que contam com uma administração burocrática e centralizadas, sempre marcaram minha trajetória no magistério.
A instituição escolar deve ter clareza em seus objetivos, metas e o PPP viabiliza a realização desses alvos. Sobre esse assunto Dallari aborda:
Um aspecto interessante e grave, que é oportuno lembrar, é que um sistema político só é democrático quando as decisões são tomadas com liberdade e se respeita a vontade da maioria. Ora, quando muitos se negam a participar das decisões é inevitável que a tarefa de decidir fique nas mãos da minoria, ou seja, a omissão de muitos impede que se tenha um sistema democrático. (DALLARI, 1983, p. 24)
Passamos por essa duas interdisciplinas, Gestão Escolar e PPP em ação e ficou claro que estão intimamente ligados. O PPP nasce da necessidade de se construir informações que democratizem os espaços escolares e articulação da escola como um todo, e que todos os envolvidos na execução do PPP busquem transformações da realidade escolar e que o PPP não seja um documento visto como norma da escola e sim como o exercício da democracia através da participação dos gestores, professores e comunidade escolar.
Sonho em fazer parte de uma gestão democrática, acredito que seria uma experiência desafiadora tanto em seus aspectos estruturais, quanto na colocação em prática de seus ideais.
0 comentários:
Postar um comentário