18 junho, 2017

Em qual concepção de gestão escolar encontra-se minha escola?

Esta pergunta foi realizada na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, entre outras formas de administração escolar como a Autogestionária, Interpretativa, Democrática-Participativa, as escolas onde trabalhei infelizmente encaixaram-se na forma de gestão Técnico-Científica. 
Digo infelizmente, porque ali encontramos uma concepção de gestão inversa ao ideal de uma administração democrática.

Poderia até apontar que a imagem sugere os princípios de uma gestão Técnico-Científica, onde encontramos o poder centralizado no diretor, destacando-se as relações de subordinação.
Assim esse modelo baseia-se no sistema de normas, regras, procedimentos burocráticos de controle das atividades, muitas vezes  descuida dos objetivos específicos da instituição escolar. 



Como podemos conceber, em pleno século XXI, 
ainda esta forma de gestão? 
Ao meu ver, é inconcebível essa forma de organização, pois a
escola é uma instituição social, portanto fica evidenciado que 
sua administração não deveria ser regida nos moldes de uma 
empresa, sendo que a organização escolar tem por matéria-prima 
o elemento humano, deveria sim constituir-se em seus fins 
pedagógicos.
Concepção Democrática-Participativa
Sendo assim defendo uma forma coletiva 

de gestão, em  que as  decisões são
tomadas coletivamente e discutidas
publicamente.
                                                       


Um comentário:

  1. Fabiana, estive pensando o quão importante é que os profissionais reflitam sobre a Gestão, já que isso está relacionado ao nosso fazer pedagógico. Outra questão, é que a escola se movimenta, podemos estar na Gestão amanhã?! Seguimos conversando!
    Tutor@ Isolete

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