20 novembro, 2019

3ª Postagem


A interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade levou-nos a reflexão sobre as relações etnicorraciais  no espaço escolar. Seja qual a forma em que o racismo se apresenta, deve ser rechaçado e refletido,  para que seja  evitado tanto no ambiente escolar, bem como fora dele.
Cada experiência de racismo vivenciada, reforça a idéia de que ser negro não é bom, ser negro é estar em situação de desvantagem nas relações sociais. 
O filme Vista minha pele  é uma história invertida da realidade brasileira, onde os negros são a classe dominante e os brancos são os dominados. Os brancos foram os escravizados, e os países europeus são subdesenvolvidos enquanto os países da África são desenvolvidos.
Acredito que essa forma encontrada leve a reflexão quanto a capacidade de nos colocar no lugar do outro.
Por sorte já contamos com obras literárias que nos auxiliam nesse processo e a postagem Vista minha pele, evidencia essa proposta e coloca como trabalhei em sala de aula com essa questão.
Enfatizo que ao final da postagem descrevo que continuo a procurar maneiras de como falar sobre o assunto, porque como sabemos, ele é inesgotável e deve ser trabalhado sempre que possível com nossos alunos, seja na interdisciplinaridade ou transversalmente o tema sempre será atual e necessário.

0 comentários:

Postar um comentário