20 novembro, 2019

2ª Postagem


Acredito que a partir desta postagens começaram a surgir os primeiros indícios de reflexão.  A postagem Datas Comemorativas ,  ressalta algumas questões que invariavelmente nos deparamos na escola.  A postagem é um convite à reflexão do tempo que dedicamos as datas comemorativas, que fazem parte do calendário escolar.
A postagem descreve o tempo que empregamos com as datas pré estabelecidas dentro do calendário escolar, que é geralmente, submetido aos Conselhos Municipais de Educação, e que estes por sua vez deveriam refletir mais e melhor sobre a aprovação ou não das datas.  Acredito que a análise deveria ser mais rigorosa e criteriosa quanto a real importância e como reflete diretamente no andamento das aulas.  
Lançando um olhar mais atento sobre as datas, verifica-se que datas religiosas, datas culturais nacionais, estaduais e municipais, apesar de trazerem um cunho histórico-social e possuirem uma importância para a memória humana, deve levar a uma reflexão de gestores e professores sobre a existência de um verdadeiro sentido na utilização desse recurso como ferramenta pedagógica.
Problematizar, pensar e discutir novas formas de tratar essas datas para que possam configurar-se como situação de aprendizagem para todos os envolvidos, respeitando valores culturais, religiosos, econômicos e éticos das crianças e suas famílias, além dos princípios da instituição.
Em minha escola há dois anos que Dias dos Pais e das Mães foram substituídos pelo Dia da Família na Escola, iniciativa essa que causou inicialmente um certo descoforto por parte dos pais e responsáveis de alunos, acostumados com a comemoração da data comercial, mas que começaram a entender e vivenciar de outra forma essas datas.
Achei a iniciativa extremamente válida e acredito ainda que possa servir de incentivo para repensar outras datas do calendário.






0 comentários:

Postar um comentário