03 dezembro, 2016

A compreensão do tempo-espaço no processo identitário






      
         







          Bauman (2005), nós fala da fragmentação de nossas identidades culturais. Atribui à globalização, como um grande fator que influencia na construção de nossas identidades.
         Avanços tecnológicos no transporte e na comunicação, cada vez mais liga o local ao global.
         Hall (2011), aponta que uma das principais consequências da globalização seria a compreensão do tempo-espaço. As distâncias se encurtaram e um fato ocorrido do outro lado do mundo, têm impacto imediato sobre pessoas e lugares próximos a nós.  Tudo acontece ao mesmo tempo, são milhares de informações sendo processadas, assim as identidades se tornam desvinculadas de tempos, lugares, histórias e tradições.
          Necessariamente o sentimento de pertencimento vem atrelado a todo esse contexto citado.  Fazer parte de espaços coletivos, como a escola, é a base da integração do indivíduo ao meio em que vive.  

Um comentário:

  1. Olá, Fabiana. Nossa profissão lida, diariamente, com relações pessoais. Eu diria mais, sem elas não teríamos muito o que fazer numa escola, pois sabemos que a aprendizagem se dá a partir da interação, da troca de conhecimentos na construção de novas aprendizagens. Gostaria de refletir mais a respeito junto contigo: para que possamos auxiliar crianças, adolescentes, jovens no processo identitário, que habilidades devemos desenvolver ter para tal objetivo? Que atitudes temos que vivenciar? Por sermos profissionais formados ou em formação, é certo que tal processo está concluído em nós?

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