30 novembro, 2016

Enriquecimento das aulas através da leitura visual





Antiga ponte pênsil, que ligava Tramandaí à Imbé - Foto Rosane Fernandes de Souza







Em Estudos Sociais estamos analisando a fotografia como objeto e recurso de memória.  Se gostei do tema?  Claro que sim, a fotografia sempre marcou minha história, aliás não só marcou como fez e faz parte de minha trajetória pessoal e profissional.
Infelizmente não tenho registros fotográficos, como docente, da época que comecei a dar aula. Porém com o advento da fotografia digital comecei eternizar, nos últimos anos, grandes momentos com meus alunos.
                                                 
      
PáscoaImbé: 1º/04/2015, créditos de imagem Fabiana Pieruccini

Meu Brasil
Imbé,09/05/2015
Crédito de imagem: Angela Pires


As primeiras fotos são relacionadas a minha região de atuação como docente, Imbé e Tramandaí, elas são utilizadas como objeto de análise de como era o local que agora vivemos.
Gosto de aplicar a fotografia como uma linguagem educacional que se agrega as demais, pois ela apresenta uma interdisciplinaridade própria, assim podemos implementar este recurso nas aulas de Português, História, Geografia, Ciências e tantas outras, despertando no aluno o desejo de aprender através da linguagem visual.
"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório." Bresson






0 comentários:

Postar um comentário