Estudando Montessori, Dewey, Decroly e Freinet em didática, observei que sempre trabalhei, de uma forma ou de outra, com algumas de suas teorias ao longo destes vinte e oito anos de magistério. Seja através da autonomia do aluno tão enfatizada por Maria Montessori com de seus brinquedos pedagógicos, que auxiliam a voluntariedade do educando ou através do experimentalismo de Dewey, ou até mesmo nos trabalhos manuais de Decroly e seu centro de interesse ou com Freinet e sua aula passeio, tiveram grande influência em minha metodologoia de ensino ao longo deste tempo.
Qual é a diferença?
Posso dizer que antes trabalhava guiada pela intuição, aplicava determinada atividade e verificava qual tinha melhor retorno. Porém agora, com o embasamento teórico, posso ir além. Mergulhar na teoria de cada autor fará toda a diferença principalmente no estágio que se aproxima, sem falar na qualidade do ensino que poderei ofertar aos meus alunos.
Centro de Interesse de Decroly
Esta semana trabalhei com o centro de interesse de Decroly com meus alunos, a temática foi alimentação (aparelho
digestório). As três etapas sugeridas pelo autor foram aplicadas e posso dizer que o aprendizado ocorreu tanto para o educando como para o educador.
Conclusões a que chegaram:
Oi Fabi, Parabéns pelo trabalho com teus alunos! Realizar um fechamento, dando oportunidade a eles de fazerem sínteses é muito valioso para aprofundarem seus conhecimentos. O movimento coletivo apoia mas, é importante saber que cada um precisa construir o seu conhecimento. Movimentos de síntese e de reflexão são importantíssimos.
ResponderExcluirVotos de boas aprendizagens.