20 maio, 2018

Família X Escola?












A escola reclama da ausência da família no acompanhamento do desempenho escolar da criança,  por sua vez a família  reclama da excessiva cobrança da escola para que os pais se responsabilizem mais pela aprendizagem da criança.  Quem está certo ou quem está errado?
A família é o principal espaço de referência, proteção e socialização dos indivíduos, independente da forma como se apresenta na sociedade. 
Nessa perspectiva a família tem papel de extrema relevância na aprendizagem da criança, pois esta fortemente ligada ao papel da escola. Segundo Zagury (2002 p.175)
Já a escola, é primordial que ela elabore projetos e crie mecanismos que auxilie o processo ensino aprendizagem de seus alunos.
Acredito que encontrar culpados na relação família e escola não nos leva a parte alguma.  Então porque não unimos forças tão importantes em prol de nossas crianças?  Se partimos do princípio que ambas querem o melhor para os filhos e alunos, vamos deixar esse cabo de guerra só para as brincadeiras infantis e vamos apostar nesta parceria que pode dar excelentes frutos.
Acreditando nessa parceria minha escola optou, ao invés dos festejos tradicionais de dia das mães, em  propiciar um momento em família. Pai, mãe, avó, bisavó e manos todos integrados em um belo momento de muito amor e carinho.
Para corroborar trago Arribas (2004, pgs. 393-394) que  destaca à participação dos pais na escola,“[...] a escola deverá fomentar e organizar sua tarefa de forma que pais e professores se envolvam em um objetivo comum: colaborar de forma ativa e responsável na educação das crianças”. Assim tanto a escola como pais devem estar preparados para trabalhar em conjunto no desenvolvimento do aprendizado da criança.





Fontes:

SZYMANZKI, Heloisa. A relação família/escola: desafios e perspectivas. 1ºreimpressão. Brasília, Plano Editora: 2003.

ARRIBAS, T. L. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2004. 

Um comentário:

  1. Olá, Fabiana. Buscar o trabalho conjunto da escola e da família é a receita certa para que as dificuldades encontradas no caminho escolar sejam vencidas. A partir dessa atividade, em que modelo epistemológico ele se encaixaria e por quê?

    ResponderExcluir