27 agosto, 2017

Como aprendemos?






A pergunta inicialmente parece simples, mas após tentar definir essa questão, percebi a atenção que devemos disponibilizar para tentar entender este  tema que é tão importante.
Primeiramente defini aprendizagem como:

" é a capacidade de assimilar alguma informação ou experiência, assim modificamos o comportamento mediante o estímulo recebido. 
Adquirimos novos conhecimentos e novas habilidades, consequentemente podemos repensar valores e atitudes."
Porém em Psicologia, neste semestre, temos a oportunidade de expandir essa definição e incorporar novas.
Como ocorre a aprendizagem então?
Ela já foi classificada de duas maneiras, assim apareceu a concepção gestaltista e a teoria do reforço, ambas antagônicas, mas que dividem um pensamento em comum, onde o indivíduo parece de forma passiva no processo de aprendizagem.
Mas na Psicologia e Epistemologia Genética encontramos uma congruência maior de ideias, apresentando não só a importância da hereditariedade, também aparece o estímulo que ficamos sujeitos, mas define o protagonismo do indivíduo no processo de aprendizagem.
E é assim que gostaria de ver meus alunos nesta caminha, se o ensino é por eles, é para eles, nada mais justo que eles sejam os atores principais deste processo.  
Por esse motivo é importante saber como eles aprendem, poderemos assim fazer a melhor escolha pedagógica.




2 comentários:

  1. Olá, Fabiana. Penso que, além de saber o que, por que, para que e pra quem planejar, devemos saber como essas atividades propostas por nós serão assimiladas no cognitivo do aluno, como se processa essas informações, como se transformam em aprendizagem ou o porquê de não se transformarem. Esses questionamentos devem acompanhar o professor no seu dia a dia, pois é a partir deles que se buscam as informações. Sorte nossa que hoje em dia, além da Psicologia, outra ciência relativamente nova vem nos auxiliar a entender o desenvolvimento infantil: a Neurociência. Já foram "apresentadas"? Conte-me!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabiana,
    Muito importante sua postagem!
    Concordo com os comentários da Simone sobre a importância de sabermos como as informações são compreendidas pelos alunos, isso nos ajuda a ter esse olhar para o desenvolvimento e a aprendizagem dos nossos alunos, pois cada um tem seu tempo e há inúmeras possibilidades de se chegar a um resultado. Daí a importância eles serem atores nesse processo e fazerem suas construções.
    Abraços, Tutora Tais

    ResponderExcluir