03 setembro, 2017

Trabalhando com interesse do aluno



Assumi uma turma de 4º de ano, com a incumbência de reforçar as quatro operações e tornar a leitura, dos alunos, fluente até o final do ano.  São quatro meses até o término do ano letivo, estou extremamente preocupada com os objetivos estabelecidos pela supervisora, pois além  de uma avaliação  diagnóstica rápida, deparei-me com uma turma com  uma autoestima baixíssima e um trimestre chegando ao fim e poucas  avaliações ocorridas neste período.
Será que apenas objetivo de saber as operações e ter uma boa desenvoltura na leitura, qualificam o aluno para avançar mais uma ano? Claro que não, mas em vista do pouco tempo restante, até o final do ano,  resolvi no primeiro dia de aula perguntar-lhes sobre o que gostariam de aprender, ou que dúvidas tinham em suas cabecinhas, que pudéssemos pesquisar em sala.
Surgiram ideias incríveis tais como:
- De que a lua é feita?
- Como os dinossauros viviam?
- De que forma foram construídas as pirâmides do Egito?
- Como são fabricadas as roupas?
Só nessas questões apontadas,teríamos projetos para o ano inteiro.
Também tive relato de um aluno dizendo que não queria conhecer nada, porque já tinha conhecimento de tudo!!!!!!
Eis que deparo-me exatamente com os períodos do desenvolvimento cognitivo de Piaget, que fala da importância de entendermos em que período nosso aluno se encontra para aplicarmos a melhor metodologia.
Meus alunos estão na faixa etária de 9 a 10 anos, encontram-se no estádio operatório-concreto, onde já conseguem desenvolver o pensamento lógico sobre coisas concretas. 
Nem todos, obviamente, apresentam as características descritas por Piaget para essa fase, pois como já vimos em várias interdisciplinas, cada indivíduo possuo caraterísticas e vivência próprias, mas de certo forma os que ainda estão construindo seu entendimento do que pode ser concreto ou não, estão bem próximos de entendê-lo.




👈Ei-los aqui!!!!!!!

2 comentários:

  1. Olá, Fabiana. Sobre essa turminha...que sorte dela!!!! Tenho certeza que você fará a diferença, pois com sua inquietude, sede de conhecimento, rapidamente esse contágio acontecerá. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Simone, tuas palavras sempre são encorajadoras!!!!

    ResponderExcluir