A teoria sobre projeto de aprendizagem começou a ser estuda no Eixo IV, porém agora poderemos aplicá-la com nossos alunos neste semestre.
As dificuldades aparecem diariamente, mas superá-las faz parte do processo. Refiro-me as práticas necessárias, que são solicitadas pelos professores, são indiscutivelmente fundamentais, porém como aplicá-las sem uma turma?
O jeito foi improvisar, de que forma? Solicitando as queridas colegas um "empréstimo de turma". Aliás gostaria de agradecer a colega 😘Fernanda Borba pela solicitude demonstrada, para que eu aplicasse o projeto de aprendizagem com seus alunos.
Obviamente que conhecer a especificidade de cada aluno facilita o processo, mas senti que ao me apropriar da metodologia do PA, paulatinamente consegui aplicá-la e com isso obtive resultados surpreendentes, mesmo com alunos que não convivo diariamente.
Pergunta de partida
Se no semestre passado encontramos alguma dificuldade para escolher uma questão desafiadora, posso garantir que com os pequenos (3 a 4 anos) foi relativamente fácil chegar a uma pergunta de partida, talvez até pela própria espontaneidade característica desta faixa etária.
Observação
Realizei algumas atividades recreativas inicialmente para conhecê-los melhor e para encontrar possíveis indício que poderiam levar a um projeto de aprendizagem.
Problematizando questões
Percebi que a hora do pátio, era um deleite proporcionado principalmente para aqueles que passam os dois turnos na escola. E foi no ali que observei o interesse da turma pelos pequenos bichos que habitavam o lugar ,ou por aqueles que estão só de passagem como por exemplo, os pássaros.
Levantei algumas questões com eles sobre o que sabiam a respeito do modo de vida desse animais. Assim comecei a explorar o assunto e identifiquei as primeiras sensações sobre certezas e dúvidas advindas da experiência que estavam vivenciando.
Dúvidas e Certezas
Nessa etapa ficou claro o processo de construção realizado pelos alunos, em uma situação de continuidade alternada com a descontinuidade. Uma certeza permanece até que um elemento novo apareça para ser assimilado. As trocas começaram a surgir, prova esta que o que tinham como certeza, após a pesquisa, passaram a ter como dúvidas. Exemplificamos, neste caso, a certeza inicial era de que as formigas alimentavam-se de folhas, então verificaram que na verdade as folhas são levadas para o formigueiro. Dentro do formigueiro existem fungos que alimenta-se destas folhas e as formigas consequentemente alimentam-se desses fungos.
O caminho trilhado se concretizou através das fontes consultadas, utilizamos as primárias e secundárias.
Mapa conceitual
Buscar a informação em si, não basta. É apenas parte do processo para desenvolver um aspecto dos talentos necessários ao cidadão. Os alunos precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento,Fagundes (1998).
Passado por todas as fases chegamos a construção do mapa conceitual com base em tudo que foi observado e pesquisado.
Entendi como os alunos estavam pensando e que relações conseguiram estabelecer. A partir disso, construí o mapa conceitual com maior facilidade.
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