23 maio, 2017

Como um vinho bom...













 A intencionalidade do blog restringe-se ao relato das aprendizagens vivenciadas ao longo da graduação.  Como posso estabelecer uma analogia entre novos saberes e  a degustação de um bom vinho, sem me desvirtuar?
Bom, essa tarefa tornar-se-á dificultosa se ficarmos presos ao sentido denotativo das palavras, porém se analisarmos conotativamente poderemos ter um outro entendimento.
O que a pedagogia tem proporcionado?
Reflexões, infindáveis reflexões a respeito de tudo. Quem sou? O que represento? Como posso interferir de forma positiva na vida de meus educandos?
Cada aprendizagem, conexão, apropriação e interação de conhecimento são como vouchers ganhos para as adegas mais refinadas. 
Merlot, para os apreciadores mais sensíveis ou Cabernet Sauvignon  para um paladar mais robusto, tanto importa.  Ambos despertam, aos degustadores de vinhos, deleitáveis sensações.
O que inicialmente apresentava-se como um grande desafio, refiro-me as leituras exigidas, agora apresentam-se como um néctar a ser sorvido demoradamente.
Se a comparação trouxer desconforto, posso então comparar as aprendizagens a bons livros, ou a um filme que acabamos protelando seu término, a fim de curtir melhor o prazeroso momento.
O texto reproduz minha enorme alegria com a graduação e com novas perspectivas que estão surgindo.

Um comentário:

  1. Olá, Fabiana. Ler o depoimento acima renova a vontade de seguir em frente e mostra o quanto vale a pena investir em formação de professores. Fostes muito feliz na tua analogia, pois o prazer em tomar uma taça de vinho, ler um bom livro, assistir a um filme ou ter a oportunidade de fazer um curso de graduação, respeitadas suas características próprias, são oportunidades imperdíveis.
    No universo infantil, tal euforia pode-se comparar a uma primeira bicicleta, um sorvete, uma piscina...porém, como nós, professores podemos despertar essa alegria, esse interesse nos nossos alunos em sala de aula?

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