14 dezembro, 2016

Livros Digitais:
o livro eletrônico como recurso pedagógico auxiliar ao ensino













Em um mundo mutável, percebemos a volatilidade e a instabilidade das relações pessoais. Como, na condição de educadores, podemos auxiliar o discente em seu processo identitário? Acredito não ser uma tarefa fácil, mas apontar referenciais, estudar a cultura e o meio auxiliam neste processo.
Necessariamente o sentimento de pertencimento vem atrelado a todo esse contexto citado.  Fazer parte de espaços coletivos, é a base da integração do indivíduo ao meio em que vive.  
Através de todas essas ideias, e partindo da necessidade de evidenciar a construção da identidade de cada um, sugeri aos alunos que fizéssemos um livro digital a respeito da cidade onde residem.  
Deveriam apresentar os pontos turísticos, mais interessantes, para um visitante. 
Fizeram um estudo do meio através da saída a campo. Entrevistaram moradores, selecionaram algumas fotografias e desenharam o que mais chamou-lhes a atenção.
O livro digital é uma ferramenta que pode enriquecer a prática diária do professor.

Para Benício (2003) essa modernidade é muito importante na democratização do saber e veio para complementar o livro impresso, de forma mais expressiva e dinâmica, dessa forma, ele pode ser utilizado como suplemento dos livros didáticos, possibilitando a inserção de novos conteúdos ou o aprofundamento em um tema já elucidado nos livros escolares. 
Quem são, onde vivem, se reconhecem no espaço que ocupam, que histórias culturais trazem consigo?  Estes aspectos são de fundamental importância para a construção identitária do indivíduo.
Ressalto, por fim, que a utilização do recurso digital sistematizou o conhecimento elaborado pelos alunos, revelando-se  um importante aliado no processo ensino-aprendizagem.
Para acompanhar este processo, abra o link abaixo e confira o resultado! 

http://www.livrosdigitais.org.br/livro/52806EDSLTH2UH?page=0

0 comentários:

Postar um comentário