08 maio, 2017

Projeto de Aprendizagem

Projeto de Aprendizagem

 


Um dos objetivos da elaboração do blog, em nossa graduação, é o relato de nossas experiências.  O conhecimento está sempre em construção, em  um processo contínuo de aprendizagem.
Hoje a pesquisa aconteceu no pátio da minha casa.  Há dois dias uma enorme borboleta pousou em nossa área, estava com um pedaço da asa cortada, pouco se movimentava e as perspectivas não eram boas para o lepidóptero, ordem essa que desconhecia até eu e minha filha começarmos à investigação.
A primeira pergunta, da minha pequena, foi qual era o tipo de alimentação do inseto. Falei-lhe o pouco que conhecia, mas achava que  alimentavam-se do pólen das flores.  Logo ficou empolgada e foi pesquisar o tipo de alimento que poderíamos lhe ofertar, afinal ela já estava ali há dois dias e iria acabar sucumbindo. 
Neste momento não teve como desassociar o pensamento dos projetos de aprendizagem e a pergunta de partida para iniciar uma pesquisa.
A situação era a seguinte, a partir de seu próprio interesse, minha filha, desencadeou uma investigação sob o objeto de sua curiosidade.  Assim obteve sua primeira resposta, através do ambiente tecnológico, sobre a alimentação do inseto em questão:

Então sua atitude foi rápida, colheu algumas flores e presenteou aquela bela espécie:


Assim que se alimentou, a borboleta, começou a voar novamente. Não voou muito alto, então resolvemos colocá-la em um jardim bem florido para que pudesse desfrutar de seus últimos dias de vida, já que sua expectativa de sobrevivência gira em torno de duas semanas a um mês.


2 comentários:

  1. Olá, FAbiana. Fiquei encantada com sua narrativa. O encantamento e a perspectiva de novas aprendizagens estão a nossa volta e você soube aproveitar a oportunidade. Parabéns. Gostaria que você relatasse qual impressão da mãe orientadora em relação à professora e à aluna do Pead.
    São as mesmas posições, as mesmas atitudes; se diferentes, em que?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo estímulo Simone, a cada dia que passa percebo que os papéis se mesclam inevitavelmente. Fico muito feliz em sentir o reflexo do Pead em minha vida, tanto profissional quanto pessoalmente.
    Inicialmente sentia uma grande dificuldade para associar e contextualizar as aprendizagens, talvez sejam as marcas de um ensino, que até então, era fragmentado.
    Sinto que a interdisciplinaridade do curso foi a grande mola propulsora do meu desenvolvimento ao longo do curso!

    ResponderExcluir