30 abril, 2017

Desafios no PP em Ação

Desafios no PP em Ação









PP em Ação tem se tornando um grande desafio na busca de uma aprendizagem globalizadora.
Entender não só o aluno, mas todo o contexto que ele está inserido para poder qualificar minha ação, demonstra a necessidade de desconstruir antigos hábitos para reinventar novas formas  de interpretar significados diferentes para espaços e tempos contemporâneos.
Em um dos textos estudados, Hernández (1998) aponta-nos a importância da Escola não ser uma mera transmissora de conteúdos, mas sim ser reveladora como recurso para interpretar o mundo, assim o aluno passa de coadjuvante para protagonista de seu próprio aprendizado.
Morin (1993), assinala sobre a reforma do pensamento, porque se não o fizermos cairemos no risco de seguir velhas doutrinas, que só retêm o que lhes é inteligível, refugando como erro tudo o que lhes desmente.
Como podemos contribuir para uma educação emancipatória sem essas reflexões?
Sim a reforma do ensino deve levar à reforma do pensamento e vice-versa. Os saberes fragmentados não fazem o menor sentido, pois tornam-se acumulados e não dispõem de uma organização que lhes deem sentido.


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