A proposta desta atividade ocorreu na interdisciplina Literatura Infantojuvenil e consistia em planejar uma atividade, com os alunos, explorando o poema como um gênero textual superinteressante de se trabalhar em sala de aula.
Escolhi a poesia de Cecília Meireles, Ou isto ou aquilo, pois achei apropriado para os alunos do 2º ano.
Os obras da poetiza dedicada ao público infantil, são marcadas pela musicalidade.
Ou isto ou aquilo estabelece um paradoxo e nos remete aos dilemas de nossa dia-a-dia.
Confeccionei um livro sensorial para que os alunos além de ouvirem a poesia, pudessem ter uma experiência tátil também. Li em voz alta e fui folheando página a página do livro. Após a leitura, o livro foi passado de mão em mão para que pudessem formular perguntas ou contar alguma curiosidade.
Escrevi a poesia de forma enigmática,em papel pardo, substituindo algumas palavras por suas gravuras,que posteriormente foram fixadas pelos alunos na medida que o texto era lido.
Trocaram ideias sobre o significado da poesia e o que ela representa.
Alguns de seus comentários foram surpreendentes:
- Poesias são coisas do coração profe!
- O mundo precisa mais de poesia né?
Os alunos criaram histórias extremamente criativas, a partir das figuras mostradas no livro, ressalto a importância de trabalharmos com a oralidade diariamente.
Essa atividade ficou muito tri! Eu fiquei com vontade de fazer com os meus também, mas teria que adaptar para os grande do EF. Tu confeccionou o livro e a poesia durante a aula e depois foi o momento de questionar? Como foi? Abçs e parabéns pela atividade!
ResponderExcluirColega eu também trabalhei essa poesia com o meu quarto ano. Poesia é sempre muito bom de se trabalhar, pois mexe com a emoção, o imaginário. Porém senti dificuldades nos meus alunos ao pedir para construir mais uma estrofe. Eles tiveram dificuldades em seguir no mesmo estilo.
ResponderExcluir