.jpg)
Nossa professora Tânia falou em aula sobre esse tema, particularmente acho bastante interessante e vale claro, uma postagem.
A aprendizagem por pares sugere que as atividades educacionais sejam realizadas para facilitar ou incentivar as interações aluno-aluno, o que requer envolvimento de todos os participantes no planejamento e na realização de atividades.
A palavra "par" indica indivíduos que são similares em posição, idade e interesses, sendo portanto, da mesma geração ou nível social ou etário.
Essa interação proporcionada em sala de aula é de uma riqueza ímpar, pois os alunos trocam experiências e constroem hipóteses solidificando o processo ensino-aprendizagem.
Muitas vezes acontece, essa troca, não de forma planejada. Devemos observar aquele burburinho que fazem ao londo da aula, muitas dessas "conversas" são trocas de conhecimentos, fazem ajustes na maneira de raciocinar e estabelecem novos saberes à medida que trocam conhecimento.
Também acho essa troca riquíssima, mas ja parou para pensar que muitas vezes os alunos conseguem entender um determinado conteúdo com essa troca entre alunos do que com nós educadoras? Acho que seria interssante abordar nessa tua escrita sobre essa questão.
ResponderExcluir