A Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro, esclarece questões polêmicas em relação ao desenvolvimento da língua escrita. Direciona o foco para como se aprende, colocando no centro da aprendizagem o aluno como sujeito ativo, capaz de construir hipóteses sobre o modo de funcionamento da escrita.
Sendo assim, nos apresenta os níveis de desenvolvimento, exemplificando cada etapa da aprendizagem.
Mas de tudo que foi estudado, o fato de que o aluno encontra-se em níveis diferenciados, foi elucidativo. Desta forma nos possibilita trabalhar de forma individual atendendo as necessidades específicas de cada aluno.
E foi a partir dessa premissa, expandi o leque de possibilidades aos meus alunos. Já trabalhava com dois grupos constituídos pelo nível que se encontravam, agora proporciono-lhes atividades específicas respeitando todas as hipóteses de escrita apontadas pela Emília Ferreiro em seu livro.
O tema abordado é comum a todos, porém as atividades atendem os questionamentos decorrentes da etapa em que o educando se encontra.
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