Ainda guardo a cartilha e os cadernos utilizados no primeiro ano.



Toda minha educação infantil foi utilizando o método montessoriano e quando cheguei ao primeiro ano, fui alfabetizada através do método fônico, lembro-me da dificuldade de entender o som de algumas letras.
Reconheço a importância de utilizar algum método para alfabetizar. Acredito que cada um apresenta uma peculiaridade, mas acho que a diferença toda acontece como empregamos cada um deles.
O que funciona ou não, muitas vezes é o próprio aluno que determina. Cada turma apresenta necessidades diferenciadas e interesses também.
Qual será o melhor método a ser empregado para alfabetizar era pergunta recorrente no início de carreira. Eleger um método não é garantia de êxito nesta tarefa.
Entender todo o contexto sociocultural, que o aluno está inserido, é questão sine qua non para avançarmos neste processo.
Olá Fabiana! Isso mesmo! Entender nosso aluno, conhecer sobre seus processos de aprendizagens enriquece nossa ação enquanto alfabetizadoras. Espero que nossa interdisciplina tenha ajudado vc nesse sentido. Abraços, Josele.
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