19 maio, 2015

Multiculturalismo
O multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um. Daí então surge a confusão: se o discurso é pela igualdade de direitos, falar em diferenças parece uma contradição. Mas não é bem assim. A igualdade de que se fala é igualdade perante a lei, é igualdade relativa aos direitos e deveres. As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes etc, posto que se trata de indivíduos de raças diferentes entre si.
No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças - negra, branca, índia - cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, numa “quase reciprocidade cultural”. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro. Filhos desse hibridismo e tendo como característica marcante o fato de abrigar diversas culturas, nós, brasileiros, deveríamos lidar facilmente com as diferenças. Mas não é exatamente isso o que ocorre.


Como nosso curso começou abordando este tema e em minha sala de aula vem evidenciando-se alguns conflitos sobre raça e religião principalmente, achei pertinente abordar mais profundamente o tema com meus alunos.



Esta semana vamos trabalhar os tipos de raça e suas peculiaridades, logo estarei postando fotos dos trabalhos realizados.


Leituras para o tema, neste caso, especificamente sobre as questões de raça.







2 comentários:

  1. Concordo com o que tu postou, fala-se muito em igualde, porém percebo que este contexto está ainda confuso. Muito tem que se rever a respeito dessa questão principalmente no nosso pais.

    ResponderExcluir
  2. Ao mesmo tempo em se fala de raças, não podemos deixar falar de contribuições culturais das mesmas e suas influências nos dias atuais, pois as pedagogias trataram as etnias indígenas e afrodecendentes como seres inferiores. E essa cultura passada de geração a geração deve ser mudada dentro das salas de aula.

    ResponderExcluir