08 abril, 2018

A dialogicidade freireana















A dialogicidade é a essência da educação como prática da liberdade, segundo Freire:


                                                                         











O diálogo consiste numa relação horizontal entre as pessoas envolvidas e entre as pessoas em relação. Nós, homens e mulheres, nos educamos juntos, em solidariedade e diálogo, na transformação e modificação do mundo dado. O saber de todos deve ser valorizado. O diálogo produz a conscientização libertadora e transformadora, ou seja, dialógica. 
Esse diálogo constituído junto ao aprendiz, deve ser constante, mesmo que muitas vezes tal exercício exija do educador paciência e tempo.  Saber ouvir, saber o que passa o como acontece o aprendizado em nosso aluno, é parte fundamental deste processo.
 Freire coloca o amor como fundamento do diálogo,  tornando-se então um ato de coragem em prol do crescimento.  Sendo assim não podemos  jamais utilizá-lo como um instrumento de dominação.










Fonte: FREIRE, P. (1998). Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra









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