A dialogicidade é a essência da educação como prática da liberdade, segundo Freire:
O diálogo consiste numa relação horizontal entre as pessoas envolvidas e entre as pessoas em relação. Nós, homens e mulheres, nos educamos juntos,
em solidariedade e diálogo, na transformação e modificação do mundo dado. O saber de
todos deve ser valorizado.
O diálogo produz a conscientização libertadora e transformadora, ou seja, dialógica.
Esse diálogo constituído junto ao aprendiz, deve ser constante, mesmo que muitas vezes tal exercício exija do educador paciência e tempo. Saber ouvir, saber o que passa o como acontece o aprendizado em nosso aluno, é parte fundamental deste processo.
Freire coloca o amor como fundamento do diálogo, tornando-se então um ato de coragem em prol do crescimento. Sendo assim não podemos jamais utilizá-lo como um instrumento de dominação.
Fonte: FREIRE, P. (1998). Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra
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