21 março, 2016


A Utilidade do Inútil - Nuccio Ordine


Um dos pontos da palestra de Nuccio, que chamou bastante minha atenção, refere-se à discussão filosófica sobre a função social da escola e da universidade. Salienta que objetivo destas instituições de ensino não é obter apenas um diploma, mas sim devem apresentar um meio de oportunizar a transformação de seus alunos em pessoas melhores.
Consequentemente as aprendizagens deverão proporcionar um saber crítico, de forma mais consciente gerando assim uma maior autonomia.
Mas o que observamos nos estudantes é que vivem em um contexto social, onde suas escolhas estão pautadas em um proveito pessoal ou ganho material, sendo esta a ideia utilitarista que cita várias vezes ao longo de sua fala.
As perguntas para que serve ou o que ganharás, ilustram a maximização do lucro. Este por sua vez, será legítimo se for utilizado como um meio e não como um fim em si.
Encontramos nas línguas,  no teatro ou até mesmo observando melhor alguma licença poética a nossa volta, como por exemplo o sorriso de um aluno ,formas de constituição de nosso caráter, enriquecendo assim nossa alma. Evitando que nosso espírito se transforme em um grande deserto.
Nem tudo podemos transformar em mercadoria, percebemos a facilidade  de compreender a utilidade de um utensílio, mas não entendemos o sentido de aprender sobre  as artes, música ou literatura.
A escola deve estimular atitudes de pensar e julgar de modo independente, e não visar unicamente a formação de mão de obra para alimentar o mercado de trabalho.
Então o papel das instituições de ensino deve ser voltado para a pesquisa, estimulando  assim o aluno em sua curiosidade natural.
Vivemos uma crise não só econômica, mas também uma crise moral. Não podemos baixar a cabeça perante os governos que afirmam não haver financiamento para pesquisa, cultura, educação e arte.
Quanto se perde com a sonegação e corrupção, precisam constituir uma nação de pessoas do bem, capaz de custear ações de crescimento pessoal.
Uma sociedade com alma é discernimento consegue fazer boas escolhas tanto morais, quanto econômicas.
Nuccio cita: " A cultura serve como um antídoto contra a lógica do lucro."
Aponto por fim a importância do conhecimento como uma fonte inesgotável de crescimento ao homem:
*Com o dinheiro compramos quase tudo,menos o conhecimento
*Somente o saber pode colocar em crise as leis de mercado
*A cultura nunca empobrece, mas sim aparece como um círculo virtuoso que enriquece a todos os seus protagonistas



3 comentários:

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  2. Convivemos diariamente na escola, com crianças, jovens e professores, assim como nós, que são vitimas de um consumismo exorbitante. Muitas vezes nem não damos conta que alimentamos essa "fome" em nossas crianças. Em educação não é muito diferente, principalmente quando dizemos a seguinte expressão: - Estuda para ser alguém na vida! Na tua opinião, a que exatamente se refere a palavra "alguém", conforme a reflexão da aula magna?

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  3. Esse alguém está atrelado a formação tecnicista, o ensino é voltado para a repetição de conteúdos e desenvolvimento de habilidades simples, que não vão além daquilo que a máquina requer. O mercado de trabalho precisa de mão-de-obra, de preferência precisam de pessoas que executem o trabalho sem questioná-lo.
    Precisamos de escolas que formem indivíduos autônomos, criativos e críticos.

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