11 maio, 2015

Datas Comemorativas


Homenagem ao Dia das Mães




27 Anos de Imbé



A semana que passou foi dedicada a duas datas representativas, foi uma semana intensa,voltada para a construção de cenários, confecção de figurinos e ensaios.
Nossos objetivos foram alcançados na medida que observávamos a satisfação dos alunos e das mães homenageadas.
A respeito das das comemorativas trabalhadas como festas temáticas dentro das escolas, acho que vale apena algumas reflexões.
- Quanto tempo nos envolvemos com tais tarefas?
- Qual é efetivamente o aproveitamento retirado por parte de nossos alunos destas atividades?
- Poderíamos utilizar nosso tempo, empenhado nestas tarefas, em atividades mais elaboradas no nosso dia a dia?
Gostaria de saber das colegas o que acham a respeito deste assunto, afinal ao recebermos o calendário escolar no início do ano, o mesmo apresenta uma infindável lista de datas comemorativas!!!!















5 comentários:

  1. Como educadora, sempre me questionei a respeito das diversas datas comemorativas e o tempo excessivo, muitas vezes, destinados as mesmas. Como podemos incentivar nossos alunos a serem críticos, autônomos, sujeitos de suas mudanças se não temos a autonomia de construir nosso próprio calendário de atividades na escola? Como podemos adaptar essas datas comemorativas repassadas ao nosso programa de trabalho, bem como aos objetivos que nos propomos a alcançar?

    ResponderExcluir
  2. Pois é Simone ando pensando sobre o tema e cheguei a seguinte conclusão. Acho que algumas datas precisam ser efetivamente trabalhadas, mas ao montar o meu plano de trabalho procuro dar ênfase a assuntos pertinentes com a nossa realidade, tais como:
    - Água: O Risco da Escassez
    - Poluição
    - Dengue
    Selecionar tópicos que de certa forma reproduzem nosso dia a dia e contextualizá-los em minhas práticas tem sido o norteador de meus projetos. Talvez uma iniciativa tímida de posicioná-los perante à realidade que nos cerca.

    ResponderExcluir
  3. A prática pedagógica não deve ser tímida e posicionar nossos alunos perante a realidade, seja em momentos bons ou ruins é nossa obrigação, Parabenizo pela tua iniciativa de tornar real os temas que dão razão a tanta data comemoriativa.

    ResponderExcluir
  4. Eu trabalho algumas datas,pois são muitas e o aluno não grava. Na semana passada eu fiz uma pergunta para os meus alunos se eles sabiam o mês de aniversario do nosso munícipio. Uns não sabiam, isto que é trabalhado todos os anos desde o primeiro ano e a minha turma é quinto ano.

    ResponderExcluir
  5. E assim são com outras datas. Isso me fez reduzir o trabalho de datas comemorativas. O teu trabalho sobre o municipio estava bem interessante. E sobre as mães a maioria adora confeccionar algma coisa pra elas. Eu fiz com eles biscoitos e eles enfeitaram um pote para pôr. Ali aprenderam sobre receitas e suas partes, a escrita a quantidade, muitos conteúdos a gente desenvolve com nossos alunos e eles gostam.

    ResponderExcluir